Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17340
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
camilavitoriosiqueira.pdfPDF/A4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3987257122606257pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Maria Lúcia Bueno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9373853760102806pt_BR
dc.contributor.referee2Trizoli, Talita-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSiqueira, Camila Vitório-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5597171081826189pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-11T13:47:45Z-
dc.date.available2024-09-11-
dc.date.available2024-09-11T13:47:45Z-
dc.date.issued2024-01-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17340-
dc.description.abstractThe present work aims to study the curatorial discourse of the exhibition Radical Women: Latin American Art (1960-1985), through the analysis of its catalog and its reception, seeking to understand whether the exhibition promotes confrontation with canonical structures and invites reflection on the process of invisibilization of artists who are forgotten in their discourse or whether it merely promotes an attempt to unreflectively insert these names, going back to the question posed by art historian Griselda Pollock in her book Vision and Difference: Feminism, Femininity and Histories of Art (1988), in addition to using it for analysispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo o estudo do discurso curatorial da exposição Mulheres Radicais: Arte Latino-americana (1960-1985), através da análise do seu catálogo e da sua recepção, buscando entender se a exposição promove o confronto com as estruturas canônicas e convida à reflexão acerca do processo de invisibilização de artistas postas como olvidadas em seu discurso ou se apenas promove uma tentativa de inserção irrefletida desses nomes, remontando ao questionamento posto pela historiadora da arte Griselda Pollock em seu livro Vision and Difference: Feminism, Femininity and Histories of Art (1988), além de utilizá-lo para a análisept_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFeminismo artísticopt_BR
dc.subjectExposições de artept_BR
dc.subjectHistória da artept_BR
dc.subjectArte latino-americanapt_BR
dc.subjectArtistic feminismpt_BR
dc.subjectArt exhibitionspt_BR
dc.subjectArt historypt_BR
dc.subjectLatin american artpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleEstratégias de resistência ou tentativas de inserção: mulheres radicais (1960-1985) e seus desdobramentos para a reflexão do feminismo artísticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons