https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17340
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
camilavitoriosiqueira.pdf | PDF/A | 4 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3987257122606257 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ramos, Maria Lúcia Bueno | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9373853760102806 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Trizoli, Talita | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Siqueira, Camila Vitório | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5597171081826189 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-11T13:47:45Z | - |
dc.date.available | 2024-09-11 | - |
dc.date.available | 2024-09-11T13:47:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17340 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to study the curatorial discourse of the exhibition Radical Women: Latin American Art (1960-1985), through the analysis of its catalog and its reception, seeking to understand whether the exhibition promotes confrontation with canonical structures and invites reflection on the process of invisibilization of artists who are forgotten in their discourse or whether it merely promotes an attempt to unreflectively insert these names, going back to the question posed by art historian Griselda Pollock in her book Vision and Difference: Feminism, Femininity and Histories of Art (1988), in addition to using it for analysis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo o estudo do discurso curatorial da exposição Mulheres Radicais: Arte Latino-americana (1960-1985), através da análise do seu catálogo e da sua recepção, buscando entender se a exposição promove o confronto com as estruturas canônicas e convida à reflexão acerca do processo de invisibilização de artistas postas como olvidadas em seu discurso ou se apenas promove uma tentativa de inserção irrefletida desses nomes, remontando ao questionamento posto pela historiadora da arte Griselda Pollock em seu livro Vision and Difference: Feminism, Femininity and Histories of Art (1988), além de utilizá-lo para a análise | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | IAD – Instituto de Artes e Design | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Feminismo artístico | pt_BR |
dc.subject | Exposições de arte | pt_BR |
dc.subject | História da arte | pt_BR |
dc.subject | Arte latino-americana | pt_BR |
dc.subject | Artistic feminism | pt_BR |
dc.subject | Art exhibitions | pt_BR |
dc.subject | Art history | pt_BR |
dc.subject | Latin american art | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Estratégias de resistência ou tentativas de inserção: mulheres radicais (1960-1985) e seus desdobramentos para a reflexão do feminismo artístico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License