Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17336
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marianadasilva.pdfPDF/A1.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sequeira, Rosane Preciosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4488013441080182pt_BR
dc.contributor.referee1El-Jaick , Ana Paula Grillo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0907288589671895pt_BR
dc.contributor.referee2Leite , Luiza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSilva, Mariana da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-11T13:02:36Z-
dc.date.available2024-09-11-
dc.date.available2024-09-11T13:02:36Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17336-
dc.description.abstractThis dissertation, in which the theoretical and the affective are intertwined, proposes a dialogue with some paintings by the artist Maria Auxiliadora da Silva (1935 - 1974), with an emphasis on femininity and social issues. These two axes are given greater prominence here. The concept of writing, proposed by Conceição Evaristo (1946 -), and the perception of the displacement of black women in Brazilian society, conceptualized by Lélia González (1935 - 1994), occupies an important position in the text, as they provide the fundamental theoretical contributions to guide the discussion of the selected works.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação, em que o teórico e o afetivo caminham enlaçados, propõe um diálogo com algumas pinturas da artista Maria Auxiliadora da Silva (1935 – 1974), com ênfase na feminilidade e nas questões sociais. Estes dois eixos receberam aqui um maior destaque. O conceito de escrevivência, proposto por Conceição Evaristo (1946 -), e a percepção dos deslocamentos da mulher negra na sociedade brasileira, conceitualizada por Lélia González (1935 – 1994), ocuparam no texto uma posição relevante, por neles reconhecer os aportes teóricos fundamentais para nortear a discussão das obras selecionadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectMaria Auxiliadora da Silvapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArtevivênciapt_BR
dc.subjectEscrevivênciapt_BR
dc.subjectIntersectionalitypt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectArtevivênciapt_BR
dc.subjectEscrevivênciapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleEntre linhas e pincéis: um estudo crítico-afetivo de dez telas da artista Maria Auxiliadora da Silvapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons