https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17335
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marizemorenodecarvalho.pdf | PDF/A | 20.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3987257122606257 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pifano, Raquel Quinet de Andrade | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8296364068533223 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cardoso, Renata Gomes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Carvalho, Marize Moreno de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-11T12:35:20Z | - |
dc.date.available | 2024-09-11 | - |
dc.date.available | 2024-09-11T12:35:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17335 | - |
dc.description.abstract | This dissertation aims to examine the production of drawings and printmaking works by the artist Lasar Segall (1889 - 1957) for the portfolio Mangue (1944). These images depict unnamed women engaged in activities often associated with femininity and socially marked by discrimination — streetwalkers, women at windows, women that were prostitutes. The conceptualization of hypotheses and arguments is grounded in feminist bibliographies, social and anthropological studies, archival correspondence, and periodicals, as well as theories of image and anthropology. The final chapter explores concerns regarding the complexity of the 'gaze,' alongside authorial images created during the course of the research | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação dedica-se a pensar a produção de desenhos e gravuras realizadas pelo artista Lasar Segall (1889 – 1957) para o álbum Mangue (1944). Nestas imagens figuram algumas mulheres sem nomes, que exerciam uma atividade frequentemente relacionada ao feminino e marcada socialmente pela discriminação - mulheres de um bairro, de janelas, mulheres prostitutas. Para a conceitualização das hipóteses e argumentações, tem-se como base, bibliografias feministas, estudos sociais, antropológicos, arquivos de correspondências e de periódicos, além de teoria e antropologia da imagem. No último capítulo são apresentadas inquietações acerca da complexidade do “olhar” e imagens autorais criadas no percurso da pesquisa. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | IAD – Instituto de Artes e Design | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mangue | pt_BR |
dc.subject | Lasar Segall | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Prostituição | pt_BR |
dc.subject | Women | pt_BR |
dc.subject | Prostitution | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Mulheres, modernidade e imagens: caminhando pelo Mangue de Lasar Segall | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License