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dc.contributor.advisor1Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3987257122606257pt_BR
dc.contributor.referee1Pifano, Raquel Quinet de Andrade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8296364068533223pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Renata Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorCarvalho, Marize Moreno de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-11T12:35:20Z-
dc.date.available2024-09-11-
dc.date.available2024-09-11T12:35:20Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17335-
dc.description.abstractThis dissertation aims to examine the production of drawings and printmaking works by the artist Lasar Segall (1889 - 1957) for the portfolio Mangue (1944). These images depict unnamed women engaged in activities often associated with femininity and socially marked by discrimination — streetwalkers, women at windows, women that were prostitutes. The conceptualization of hypotheses and arguments is grounded in feminist bibliographies, social and anthropological studies, archival correspondence, and periodicals, as well as theories of image and anthropology. The final chapter explores concerns regarding the complexity of the 'gaze,' alongside authorial images created during the course of the researchpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação dedica-se a pensar a produção de desenhos e gravuras realizadas pelo artista Lasar Segall (1889 – 1957) para o álbum Mangue (1944). Nestas imagens figuram algumas mulheres sem nomes, que exerciam uma atividade frequentemente relacionada ao feminino e marcada socialmente pela discriminação - mulheres de um bairro, de janelas, mulheres prostitutas. Para a conceitualização das hipóteses e argumentações, tem-se como base, bibliografias feministas, estudos sociais, antropológicos, arquivos de correspondências e de periódicos, além de teoria e antropologia da imagem. No último capítulo são apresentadas inquietações acerca da complexidade do “olhar” e imagens autorais criadas no percurso da pesquisa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectManguept_BR
dc.subjectLasar Segallpt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectProstituiçãopt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectProstitutionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleMulheres, modernidade e imagens: caminhando pelo Mangue de Lasar Segallpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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