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dc.contributor.advisor1Fernandes, Dmitri Cerboncini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428819445547353pt_BR
dc.contributor.referee1Arribas, Célia da Graça-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4202304467511821pt_BR
dc.contributor.referee2Paranhos, Adalberto de Paula-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9172103976395213pt_BR
dc.creatorMaciel, Ricardo Augusto Galdino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4769095135359059pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-06T12:46:47Z-
dc.date.available2024-09-05-
dc.date.available2024-09-06T12:46:47Z-
dc.date.issued2015-11-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17320-
dc.description.abstractDuring the first decades of the twentieth century many social and technological changes have given rise to the emergence of a mass market for popular music in Brazil. The musical field reflected these changes, going through drastic changes that have redefined much of its internal relations, particularly the concept of professionalism in popular music. In the early 1930s the changes suffered by the popular music field were already consolidated to the point of redefining the profession of popular musician. The performance of agents from the middle classes was crucial in this process, providing the acceptance of the figure of the "popular professional musician." This paper analyzes the professional trajectory of Braguinha’s generations showing how different degrees of integration of agents in professional structures reveal numerous distinctions of social order.pt_BR
dc.description.resumoAo longo das primeiras décadas do século XX diversas mudanças sociais e tecnológicas deram ensejo ao surgimento de um mercado de massas para a música popular, refletindo as transformações experimentadas pelo país de um modo geral. O campo musical popular repercutiu essas mudanças, passando por alterações drásticas que redefiniram boa parte de suas relações internas, dentre as quais destaca-se a reformulação da noção de profissionalismo. No início da década de 1930, essas alterações já se encontravam consolidadas, estruturando a profissão dos músicos populares a partir de pressupostos completamente novos. Nesse sentido, a atuação de alguns músicos e empresários oriundos das classes médias foi fundamental, propiciando a aceitação da figura do “músico popular profissional”. Este trabalho analisa a trajetória profissional da geração de Braguinha, mostrando, como os diferentes graus de inserção dos agentes nas estruturas profissionais revelam inúmeras distinções de ordem social.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBraguinhapt_BR
dc.subjectMúsica popularpt_BR
dc.subjectProfissionalismopt_BR
dc.subjectArtísticopt_BR
dc.subjectSociologia da artept_BR
dc.subjectTeoria socialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleA arquitetura do João de Barro: a trajetória artística de Braguinha e o profissionalismo na música popularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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