Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17292
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
paulaleaodelgado.pdf4.69 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Coutinho, Iluska Maria da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7068648540073233pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Andrade, Ana Paula Goulart de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5584033877464059pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Sandro Tôrres de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6870215264506097pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Gustavo Teixeira de Faria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112602865522327pt_BR
dc.creatorDelgado, Paula Leão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5985877494142762pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-30T10:35:43Z-
dc.date.available2024-08-29-
dc.date.available2024-08-30T10:35:43Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17292-
dc.description.abstractKnowing that communication is increasingly hybrid (COVALESKI, 2010) - more than articulating advertising and journalism, but merging both areas into new formats, practices and platforms - we observe the stance of companies taking on the role of informing and entertaining their consumers through media products. In their own communication channel, they enhance reflections on the journalistic function of the media, the professionals from the field, as well as the function of advertising by creating new logics not only of the production of products - media or not -, but also of the consumption of the product and the brand itself. This work aims to understand, through the methodology of Audiovisual Materiality Analysis (COUTINHO, 2016, 2018), combined with the concept of branded content (COVALESKI, 2013; 2015), how the techniques, practices and credibility from journalism are being used by FlaTv - the official Clube Regatas Flamengo channel on Youtube - as an advertising strategy to persuade and strengthen the brand by creating emotional relationships with consumers.pt_BR
dc.description.resumoEntendendo que a comunicação está cada vez mais híbrida (Covaleski, 2010), mais do que mesclando a publicidade e jornalismo, também fundindo as duas áreas em novos formatos, práticas e plataformas, observa-se a postura de empresas assumindo o papel de informar e entreter seus consumidores por meio da oferta de produtos midiáticos em seus canais próprios de comunicação. Esse processo social e de mídia potencializa reflexões sobre a função jornalística dos meios e dos profissionais da área quanto a função da publicidade, na medida em que se tem a operação de uma lógica diversa não só de produção dos produtos - midiáticos ou não -, como também dos consumos do produto em si e da própria marca. Este trabalho objetiva compreender, através da metodologia da Análise da Materialidade Audiovisual (COUTINHO, 2016, 2018), aliada ao conceito do branded content (COVALESKI, 2013; 2015), como as técnicas, práticas e credibilidade advindas do jornalismo estão sendo utilizadas pela FlaTv, canal oficial do Clube Regatas do Flamengo no YouTube, como estratégia publicitária de persuasão e fortalecimento da marca por meio da criação de relações emocionais com os consumidores. Foi possível observar que as práticas, técnicas e formatos do jornalismo, aliadas às estratégias de comunicação da publicidade estão sendo utilizadas para conferir maior credibilidade aos produtos midiáticos digitais de empresas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectYouTubept_BR
dc.subjectFlaTvpt_BR
dc.subjectJornalismo audiovisualpt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectBranded contentpt_BR
dc.subjectAudiovisual jornalismpt_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.subjectBranded contentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleHeroísmo rubro-negro em telas: a jornada do herói como estratégia de marca na FlaTvpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons