Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17253
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fabiojacobdasilveira.pdf7.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Impactos da BR-440 na mobilidade urbana da Cidade Alta, Juiz de Fora/MG
Author: Silveira, Fábio Jacob da
First Advisor: Rocha, Cézar Henrique Barra
Referee Member: Machado, Pedro José de Oliveira
Referee Member: Vale, Ciro de Sousa
Resumo: A mobilidade urbana pode ser afetada por diversos fatores. Contudo, propostas à melhoria da circulação viária e à mobilidade urbana local podem significar uma contrariedade quando em vez de promoverem avanços, implicam retrocessos e em impactos. Analisa-se criticamente a implementação da rodovia BR-440 na área urbana da cidade de Juiz de Fora/MG e sua trajetória em planos urbanos locais. Oportunamente, apresenta-se o conceito de mobilidade urbana, moldado pelos eventos sócio-históricos e distinguido de sinonimizações a outros conceitos associados, a fim de se trazer abordagens que o expressam o mais próximo da realidade. Contextualiza-se o surgimento da cidade a partir da abertura de outra estrada, a Estrada Nova do Paraibuna, e área impactada pela BR-440 na chamada Cidade Alta e, ainda, a repercussão do II Plano Nacional de Desenvolvimento em estreita relação na elaboração de projetos locais, o Projeto Cidades de Porte Médio em Juiz de Fora e o Plano Diretor da Cidade Alta. Levantou-se o processo de construção da via, resgatada de um projeto rodoviário de 1979 no início dos anos 1990 que deu origem à Via São Pedro. Entretanto, constatou-se que os pontuais ajustes técnicos feitos ao projeto não foram capazes de equacionar ou minimizar os impactos socioeconômicos e socioambientais impostos à população e ao meio ambiente. Observou-se, entretanto, a impositividade dos gestores públicos locais em dar sequência a um projeto que se mostrou inviável, desde sua concepção pelas diversas interferências que poderia causar e causou em sua execução, sem considerar as alterações no adensamento urbano e o crescimento populacional neste decurso e ao longo do trajeto da via. Desta forma, refletiu-se sobre a influência dos planos urbanísticos na qualidade de vida da população.
Abstract: Urban mobility can be affected by several factors. However, proposals to improve road circulation and local urban mobility can represent a setback when, instead of promoting progress, they imply setbacks and impacts. The implementation of the BR-440 highway in the urban area of the city of Juiz de Fora/MG and its trajectory in local urban plans is critically analyzed. Opportunely, the concept of urban mobility is presented, shaped by socio-historical events and distinguished from synonymizations of other associated concepts, in order to bring approaches that express it as close to reality. The emergence of the city is contextualized with the opening of another road, the Estrada Nova do Paraibuna, and of the area impacted by the road in the so-called Cidade Alta, and also the repercussion of the Brazil’s Second National Development Plan in close relation to the development of projects local areas, the Mediumsized Cities Project in Juiz de Fora and the Plano Diretor da Cidade Alta. The construction process of the road was discussed, rescued from a 1979 road project in the early 1990s that gave rise to Via São Pedro. However, it was found that the specific technical adjustments made to the project were not able to equate or minimize the socioeconomic and socioenvironmental impacts imposed on the population and the environment. It was observed, however, the imposition of local public managers in continuing a project that proved to be unfeasible, since its conception due to the various interferences that it could cause and did cause in its execution, without considering the changes in urban densification and population growth in this area. course and along the route of the road. In this way, the influence of urban plans on the population's quality of life was reflected.
Keywords: Impactos socioeconômicos e socioambientais
Rodovia
BR-440
Planejamento urbano
Socioeconomic and socioenvironmental impacts
Highway
Urban planning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Geografia
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17253
Issue Date: 28-Sep-2023
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons