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dc.contributor.advisor1Melo, Luís Alberto Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8204578732983408pt_BR
dc.contributor.referee1Brum, Alessandra Souza Melett-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6709799947477933pt_BR
dc.contributor.referee2Cánepa, Laura Loguercio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8887782644586702pt_BR
dc.creatorDuarte, Gabriel Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5505991654671850pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-23T14:05:02Z-
dc.date.available2024-08-22-
dc.date.available2024-08-23T14:05:02Z-
dc.date.issued2024-03-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17250-
dc.description.abstractThis study brings together Brazilian horror films made in the 2010s with those made in the mid-1970s and 1980s. Both periods are marked by an expressive cinematographic production of the genre in Brazil, and in both it’s possible to notice a certain hybridism that deviates from the conventions established by foreign cinema. Our aim is to analyze films from both these periods based on image and sound, believing that the fear they intend to cause in the audience is not only conditioned by the narrative, but also by their formal elements. To this end, we analyzed how shock and aggression occur through the gaze in Shock and Kill Me Please. The concept of diffuse artistic horror was also proposed to understand films in which the object of fear does not seem well determined. This concept was applied to Angel of the Night and Hard Labor, investigating how fear is constructed through what is seen on screen, the off-screen and the sound. The relationships between territory and invasion were also analyzed, focusing on the study of the films Enigma for the Devil and The Cannibal Club.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aproxima os filmes brasileiro de horror realizados na década de 2010 com aqueles realizados em meados dos anos 1970 e 1980. Ambos os períodos são marcados por uma expressiva produção cinematográfica do gênero no Brasil, e em ambos é possível notar um certo hibridismo, que foge às convenções estabelecidas por um cinema estrangeiro. Nosso objetivo é analisar os filmes dessas épocas a partir da imagem e do som, acreditando que o medo que eles pretendem causar na audiência não é condicionado apenas pela narrativa, como também pelos elementos formais. Para isso, foi analisado como o choque e a agressão se dão através do olhar em Shock e Mate-me Por Favor. Também foi proposto o conceito de horror artístico difuso para entender os filmes em que o objeto do medo não parece bem determinado. Este conceito foi aplicado a O Anjo da Noite e Trabalhar Cansa, investigando como o medo é construído através do campo, do fora-de-campo e do som. Também foram analisadas as relações entre território e invasão, tendo estas como foco no estudo dos filmes Enigma para Demônios e O Clube dos Canibais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHorrorpt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectEncenaçãopt_BR
dc.subjectBrazilian cinemapt_BR
dc.subjectMise-en-scènept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleO horror difuso no cinema brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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