https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17198
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
thaizaraujofreitas.pdf | 2.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Muanis, Felipe de Castro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3754220449291813 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marcato, Renata Cristina de Oliveira Maia Zago Mazzoni | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3987257122606257 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fernandes, Patrícia Moran | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5766238377826129 | pt_BR |
dc.creator | Freitas, Thaiz Araujo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4397121371083957 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-15T15:35:07Z | - |
dc.date.available | 2024-08-15 | - |
dc.date.available | 2024-08-15T15:35:07Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17198 | - |
dc.description.abstract | This dissertation aims to analyze two video installations of Harun Farocki’s late work, Workers Leaving the Factory in Eleven Decades (2006) and Parallel I-IV (2012-2014). During this period, which occurred between the 1990s and mid-2010s, Farocki began moving away from the traditional space of cinema as the only means of exhibition and migrated to the contemporary art circuit. From this turn, which occurred with the debut of the video installation Interface (1995), Farocki’s production turned to video installation works that are part of the debates on the transformations of cinema in the field of contemporary art. In this sense, the analysis of Workers Leaving the Factory in Eleven Decades (2006) proposes a constellation view of cinema by comparing different representations of workers in their workplaces over eleven decades based on an open montage on several screens in the exhibition space. The Parallel I-IV series (2012-2014) studies video game archives and analyzes the visual construction of game elements. Furthermore, it makes relationships between the different paradigms of image production that involve paintings, the cinematographic images produced by the photographic recording device and the images programmed by the computer. The proposal is that through the analysis of each video installation, it is possible to understand the way in which Harun Farocki produces a critique of images through the reframing of cinema, editing and visual archives. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação pretende analisar duas videoinstalações da obra tardia de Harun Farocki, A saída dos operários da fábrica em 11 décadas (2006) e Paralelo I-IV (2012-2014). Nesse período, que vai da década de 1990 até meados de 2010, Farocki inicia um afastamento do espaço tradicional do cinema como único meio de exibição e migra para o circuito de arte contemporânea. A partir dessa virada, que ocorre com a estreia da videoinstalação Interface (1995), a produção de Farocki se volta para as obras videoinstalativas que se inserem nos debates sobre as transformações do cinema no campo da arte contemporânea. Nesse sentido, a análise de A saída dos operários da fábrica em 11 décadas propõe uma visão constelar do cinema ao comparar diferentes representações dos trabalhadores em seus locais de trabalho durante onze décadas a partir de uma montagem aberta em várias telas no espaço expositivo. A série Paralelo I-IV (2012-2014) faz um estudo sobre os arquivos de video games e analisa a construção visual dos elementos do jogo. Ademais, faz relações entre os diferentes paradigmas de produção de imagens que envolvem as pinturas, as imagens cinematográficas produzidas pelo aparelho de registro fotográfico e as imagens programadas pelo computador. A proposta é que, através da análise de cada videoinstalação, seja possível compreender a forma como Harun Farocki produz uma crítica das imagens através da ressignificação do cinema, da montagem e dos arquivos visuais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | IAD – Instituto de Artes e Design | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Videoinstalação | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Montagem | pt_BR |
dc.subject | Arquivo | pt_BR |
dc.subject | Video games | pt_BR |
dc.subject | Video installation | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Montage | pt_BR |
dc.subject | Archive | pt_BR |
dc.subject | Video games | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.title | A desmontagem do cinema e o arquivo visual nas videoinstalações de Harun Farocki | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License