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Type: Tese
Title: O despertar do mágico: religiosidade e misticismo na arte iconoclasta de Farnese de Andrade
Author: Paula, Kelmer Esteves de
First Advisor: Domingues, Beatriz Helena
Referee Member: Lima, Marcelo Ayres Camurça
Referee Member: Daibert Júnior, Robert
Referee Member: Lino, Sonia Cristina da Fonseca Machado
Referee Member: Pereira, André Luiz Tavares
Referee Member: Catta, Luiz Eduardo
Resumo: A presente tese aborda a obra tridimensional do artista contemporâneo Farnese de Andrade (1926-1996), destacando os elementos de religiosidade e misticismo que são recorrentes em sua produção. A análise aqui empreendida demonstra como Farnese se apropria de códigos tradicionais e populares de representação da arte religiosa e como seus objetos propõem ao observador um tipo de obra que deixa entrever os limites entre apreciação estética e atitude devocional. Ressalta-se, nesse sentido, os procedimentos artísticos alusivos a esses códigos e que podem ser repertoriados também nas obras de outros artistas contemporâneos, mas que em Farnese retomam uma reverência ambígua. Desse modo, procura-se evidenciar a constituição da obra e a construção da personalidade artística de Farnese como expressivas de uma subjetividade contemporânea. O exame, propriamente, dos objetos farnesianos toma emprestado o conceito de mestiçagem, o que aponta para a tensão que perpassa os elementos heteróclitos apropriados, remissivos, em grande parte, a um imaginário religioso: imagens de santos, oratórios, ex-votos, além de referências explícitas à cultura material das religiões afro-brasileiras. A inflexão da obra para uma particularíssima escatologia de caráter místico-esotérico também é evidenciada. Portanto, ao que parece, num contexto de experimentações artísticas e religiosas, a obra iconoclasta de Farnese de Andrade pode ser definida como reflexiva das ambigüidades do campo religioso brasileiro e das contradições inerentes ao processo de secularização.
Abstract: The present thesis deals with three-dimensional work of contemporary artist Farnese de Andrade (1926-1996), highlighting the elements of religion and mysticism that are applied in his production. The analysis undertaken here demonstrates how Farnese appropriates traditional codes of representation and popular religious art objects and how he offers the viewer a kind of work that hints at the boundaries between aesthetic appreciation and devotional attitude. It is noteworthy, in this sense, art depicting the procedures and that these codes can be listed also in the works of other contemporary artists, but in a resume Farnese reverence ambiguous. Thus, it seeks to highlight the work of creation and construction of the artistic personality of Farnese as an expressive contemporary subjectivity. The analysis, properly, of the farnesian objects borrows the concept of mestizaje, which points to the tension that permeates the disparate elements appropriate of contents, in large part to a religious imagination: images of saints, shrines, votive, and explicit references to the material culture of the african-Brazilian religions. The shift of work for a very special eschatology of mystical-esoteric is also evident. Therefore, it seems, in a context of religious and artistic experimentation, that the work of iconoclastic Farnese de Andrade can be defined as reflective of the Brazilian religious field ambiguities and contradictions inherent in the process of secularization.
Keywords: Farnese de Andrade
Religiosidade
Misticismo
Arte contemporânea
Religiosity
Mysticism
Contemporary art
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17108
Issue Date: 27-Feb-2012
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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