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dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Silvinha Pinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6185749758262095pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Marcelo Resende de Mendonça e-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8557029750666723pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Marcel de Toledo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1980385021266418pt_BR
dc.contributor.referee2Rapini, Márcia Siqueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7670878068781009pt_BR
dc.creatorQuirino, Alessandra Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6008157710297931pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-09T11:06:16Z-
dc.date.available2024-08-08-
dc.date.available2024-08-09T11:06:16Z-
dc.date.issued2024-02-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17106-
dc.description.abstractThis dissertation presents the context of oligopolistic markets with regard to behavioral practices that are violating free competition, however, due to the conditions of the nature of the market, there are difficulties in confirming whether such practices are, in fact, cartels (anticompetitive practice) or price parallels (oligopolistic interdependence). In this sense, the main objective of the work is to identify the existence of price parallelism based on the behavior of a segment of the Brazilian airline market. To this end, the methodology presented presents models in order to verify the performance of price fixing, which are proposed by Macleod, Rotemberg and Saloner and Normann. In addition to these models, there was a need to apply alternative long- and short-term price-setting monitoring models carried out through cointegration and causality. In this regard, it was verified the existence of a long-term equilibrium relationship between the prices of student air fares, which are Avianca, GOL and TAM, on the Rio de Janeiro/São Paulo Ponte Aérea route, between March 2008 and December 2017; as well as causality, reducing GOL's leadership, so that TAM and Avianca would be followed. Finally, it is concluded that it is possible to indicate a long-term stable relationship and companies possibly involved in anti-competitive collusion, in addition to being able to verify the existence of leadership and indicate it.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta um caso de comportamento em um mercado oligopolista, visando identificar se as escolhas realizadas de preços violam a livre concorrência em um contexto de dificuldade de se confirmar se tais práticas são, de fato ilegais ou não, dada a ambiguidade a elas inerente. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo principal identificar a existência de paralelismo de preços com base no comportamento de um segmento do mercado aéreo brasileiro. Para tanto, foram identificados modelos a fim de compreender a diversidade de possibilidades de fixação de preços, sendo esses propostos por Macleod, Rotemberg e Saloner e Normann. Com base nestes, foi feita a análise empírica dos preços de longo e curto prazo por meio de testes de cointegração e causalidade. A esse respeito, constatou-se existência de relação de equilíbrio de longo prazo entre os preços das tarifas aéreas estudadas, quais sejam: Avianca, GOL e TAM, na rota da Ponte Aérea Rio de Janeiro/São Paulo, entre março de 2008 a dezembro de 2017; bem como a causalidade, indicando a liderança da GOL, de modo que a TAM e a Avianca seriam as seguidoras. Por fim, conclui-se pela possibilidade de indicação de relação de estabilidade de longo prazo e as firmas possivelmente envolvidas em conluio anticompetitivo, além de poder constatar existência de liderança e indicar a mesma.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMercado aéreo brasileiropt_BR
dc.subjectCompanhias aéreaspt_BR
dc.subjectParalelismo de preçospt_BR
dc.subjectConluiopt_BR
dc.subjectRegulação antitrustept_BR
dc.subjectBrazilian air marketpt_BR
dc.subjectAirlinespt_BR
dc.subjectPrice parallelismpt_BR
dc.subjectCollusionpt_BR
dc.subjectAntitrust regulationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleMercado aéreo brasileiro: análise de paralelismo de preços das passagens na Ponte Aérea Rio de Janeiro/São Paulopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



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