Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17060
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pameladasdoresmedeirosmitterofhe.pdf3.12 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Teixeira, Pedro Bustamante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1004071509054972pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Anderson Pires da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7393061440168534pt_BR
dc.contributor.referee2Coelho, Rafael Senra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4930372373478497pt_BR
dc.creatorMitterofhe, Pâmela das Dores Medeiros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0620651483636996pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-05T14:06:52Z-
dc.date.available2024-08-05-
dc.date.available2024-08-05T14:06:52Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17060-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the Comics'importance for the development of readers, specifically the comic adaptation Carolina, which discusses the biography of Carolina Maria de Jesus. Part the scope to this work is to discuss linguistic aspects related to reading and literary literacy. Reflections are established about the canon and reading strategies that make use the comics' potencial, as well as issues inherent to the writing and identity of Caroliniana's work. To carry out such research, we adhere to the theoretical framework composed by Lejeune (2014), Berman (1986). Cuti (2010) and Quijano (2005). Regarding aspects related to comics, the explanation uses studies by Moya (1977), Barbiere (2017), Vergueiro (2007) and Cyrne (1973). The demonstration the role's demonstration reading with regard to the constitution of an autonomous individual, who acts through language, was detailed, in addition to demonstrating that there are horizons to be assumed in the field of literary studies for the transdisciplinary approach.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem por objetivo analisar a importância das Histórias em Quadrinhos para a formação de leitores, especificamente a adaptação em quadrinhos Carolina que discorre sobre a biografia de Carolina Maria de Jesus. Fazem parte do escopo deste trabalho expor acerca dos aspectos linguísticos relativos à leitura e ao letramento literário. Estabelece-se reflexões acerca do cânone e das estratégias de leitura que se valem da potencialidade dos quadrinhos, como também se vislumbra questões inerentes à escrita e a identidade da obra Caroliniana. Para realizar tal pesquisa, atém-se ao referencial teórico composto por Lejeune (2014), Berman (1986). Cuti (2010) e Quijano (2005). No que concerne aos aspectos relacionados às HQs a explanação se vale dos estudos de Moya (1977), Barbiere (2017), Vergueiro (2007) e Cyrne (1973). Esmiuçou-se a demonstração do papel da leitura no que diz respeito à constituição de um indivíduo autônomo, que age por meio da linguagem, além de demonstrar que existem horizontes a serem presumidos no campo dos estudos literários para a abordagem transdisciplinar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectQuadrinhospt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectCarolina Maria de Jesuspt_BR
dc.subjectReader trainingpt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectAdaptationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleLiteratura periférica em quadrinhos e a formação de leitores: um encontro subversivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons