DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor1 | Borges, Eliane Medeiros | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3647402438436233 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Sanabio, Marcos Tanure | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6988359903223308 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Reis, Andreia Rezende Garcia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9134084821084264 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lima Júnior, José Humberto Viana | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6957354027471901 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Longaray, André Andrade | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6818712991080833 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Goulart, Ilsa do Carmo Vieira | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2333309094936325 | pt_BR |
dc.creator | Mendonça, Ricardo Rodrigues Silveira de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6706331696215331 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-02T12:06:52Z | - |
dc.date.available | 2024-07-26 | - |
dc.date.available | 2024-08-02T12:06:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17035 | - |
dc.description.abstract | This investigation process aims to identify the challenges inherent to the digital literacy of
professors of a federal higher education institution, based on their need to be in contact with
information and communication technologies in the exercise of their tasks in three distinct
temporal stages, namely “before”, “during” and “after” emergency remote teaching, for four
successive academic periods, between 2020 and 2021. Thus, from the incursion in the field and
based on the analysis of the data produced, it was possible to identify, based on the perception
of Colleagues, that, although the institution had made efforts to provide some training, the
results obtained proved to be below its possibilities. Some aspects contribute to the construction
of this perception, among which the following stand out: a certain institutional lethargy, seen
between the proposition of training actions and their effective implementation; the low
involvement of students with the subjects taught remotely and synchronously, and difficulties
reported by many professors regarding the handling of functions and learning objects available
in the adopted virtual environments. However, even under the pressure of a pandemic,
permeated by many doubts, difficulties, limitations, anguish, suffering and uncertainty, the
teaching work was conducted, regardless of the multiple restrictions imposed on us by that
context. Based on this finding, it is estimated that in a not-too-distant future, the acquisition of
skills that allow building a more fluid dialogue with arising technologies tends to be an
indispensable requirement for the exercise of educational activities, seen here in a broad sense. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse processo de investigação tem por objetivo identificar os desafios inerentes ao letramento
digital de Professoras e Professores vinculados a uma instituição federal de ensino superior, a
partir da necessidade do contato desses profissionais, com tecnologias de informação e
comunicação no exercício dos seus fazeres docentes em três estágios temporais distintos, a
saber: “antes”, “durante” e “depois” da obrigatoriedade de lidar com o ensino remoto
emergencial, por quatro períodos letivos sucessivos, verificados entre 2020 e 2021. Assim, a
partir da incursão no campo, tomando por base a análise dos dados produzidos, foi possível
identificar, com amparo nas percepções dos Colegas, que muito embora a instituição tenha
realizado esforços para possibilitar alguma capacitação, os resultados obtidos se mostraram
aquém das suas possibilidades. Contribuem para a construção dessa percepção alguns aspectos,
dentre os quais se podem destacar: certa letargia institucional, verificada entre a proposição das
ações de capacitação e a sua efetiva realização; o baixo envolvimento dos alunos com as
disciplinas ministradas remotamente de forma síncrona e dificuldades reportadas por muitos
docentes no que se refere ao manuseio das funcionalidades e dos objetos de aprendizagem
disponíveis nos ambientes virtuais adotados. Entretanto, mesmo premido por um ambiente
pandêmico, impregnado por muitas dúvidas, dificuldades, limitações, angústias, sofrimentos e
incertezas, o trabalho docente foi realizado, independentemente das múltiplas restrições que
nos foram impostas por aquele cenário. Com base nessa constatação, estima-se que num futuro
não muito distante, a ampliação de habilidades que permitam construir um diálogo mais fluido
com as novas tecnologias que advirão tende a ser um requisito indispensável ao exercício das
atividades educativas, encaradas aqui em sentido amplo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Letramento digital de professores | pt_BR |
dc.subject | Processo de investigação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação; | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject | Ações de capacitação | pt_BR |
dc.subject | Digital literacy of professors | pt_BR |
dc.subject | Investigation process | pt_BR |
dc.subject | Information and communication technologies | pt_BR |
dc.subject | Emergency remote teaching | pt_BR |
dc.subject | Training actions | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Letramento digital de docentes e os esforços para a implementação do ensino remoto emergencial na Universidade Federal de Juiz de Fora no biênio 2020-2021 | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação (Teses)
|