Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17025
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
igordeandradejunqueira.pdf2.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bernardino, Heder Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7733681743453751pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Soares, Stênio Sã Rosário Furtado-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8110689013587085pt_BR
dc.contributor.advisor-co2Gonçalves, Luciana Brugiolo-
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8994105119758487pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Carlos Cristiano Hasenclever-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2487554612123446pt_BR
dc.contributor.referee2Ochi, Luiz Satoru-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9171815778534257pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, André Gustavo dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8795608080185531pt_BR
dc.creatorJunqueira, Igor de Andrade-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2080295970486378pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-01T15:06:51Z-
dc.date.available2024-07-25-
dc.date.available2024-08-01T15:06:51Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17025-
dc.description.abstractThe Two-Echelon Electric Vehicle Routing Problem with Time Windows comprises a complex variant of the Vehicle Routing Problem that has to attend customs from a central deposit using intermediary depots (satellites). The satellites attend to customers using Electric Vehicles, and the satellites are attended by Combustion Vehicles that leave the central depot. Recharging stations can be used to extend the limited range of Electric Vehicles. The present work proposes two approaches based on Iterated Greedy (IG) to solve the optimization problem. The first one consists of an IG that’s utilizes operators of destruction and rebuilding. The local search Random Variable Neighborhood Descent is also utilized to get a local minimal solution after the rebuilding phase. The second approach consists in a matheuristic that uses the proposed IG method with a set covering of routes. The matheuristic uses the proposed IG to create a pool of routes for the Electric Vehicles. This pool is used to formulate a Mixed Integer Linear Programming of the set covering problem. The solution to this problem consists in a selection of a sub-set of Electric Vehicles that attend all customs while minimizing the sum of the select routes distances. Both proposed methods were compared with the state of the art method and obtained significantly better results, concerning distance (objective function) and computational time.pt_BR
dc.description.resumoO Problema de Roteamento de Veículos Elétricos com Dois Níveis e Janela de Tempo compreende uma variante do problema clássico de Roteamento de Veículos, em que é necessário atender clientes de um depósito central por depósitos intermediários (satélites). Os satélites atendem os clientes usando Veículos Elétricos, sendo que os satélites são atendidos com Veículos a Combustão que partem do depósito central. Estações de Recarga podem ser utilizadas para estender o alcance dos Veículos Elétricos. Esse trabalho propõem duas abordagens baseadas em Iterated Greedy (IG) para resolver o problema de otimização. A primeira consiste em um IG que utiliza operadores de destruição e reconstrução. Além disso, a busca local Random Variable Neighborhood Descent é utilizada para obter um mínimo local e, assim, melhorar a solução após a fase de reconstrução. O segundo método proposto consiste em uma matheurística que utiliza o IG proposto inicialmente com um particionamento de rotas. A matheurística usa o IG proposto inicialmente para gerar um conjunto de rotas de Veículos Elétricos. A solução desse problema consiste em uma seleção de um subconjunto de rotas de forma que todos os clientes sejam atendidos, modelo de Programação Linear Inteira Mista, enquanto minimiza o somatório total das distâncias das rotas selecionadas. Os métodos propostos foram comparados com o método do estado da arte e obtiveram resultados significativamente melhores, considerando a distância (função objetivo) e tempo de processamento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRoteamento em dois níveispt_BR
dc.subjectRoteamento de veículos elétricospt_BR
dc.subjectMatheurísticapt_BR
dc.subjectIterated greedypt_BR
dc.subjectTwo-echelon routingpt_BR
dc.subjectElectric vehicle routingpt_BR
dc.subjectMatheuristicpt_BR
dc.subjectIterated greedypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleUm iterated greedy e uma mateurística para o problema de roteamento de veículos elétricos com dois níveis e janela de tempopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons