Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17014
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
denisemendoncabarbosa.pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Hilda Aparecida Linhares da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0228497864141491pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Rosangela Veiga Júlio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9257401159857160pt_BR
dc.contributor.referee2Jesus, Dedilene Alves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3907768617025032pt_BR
dc.creatorBarbosa, Denise Mendonça-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8493706272909462pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-01T14:39:43Z-
dc.date.available2024-07-29-
dc.date.available2024-08-01T14:39:43Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17014-
dc.description.abstractThe main objective of this research is to know and understand children’s perspectives regarding their experiences with literary texts promoted in classes in the early years of elementary school. To this end, I carried out qualitative research with a historical-cultural approach through the studies of Vygotsky and Bakhtin and Benjamin’s conception of childhood. The research subjects are children from 3rd and 4th year classes at a municipal school in Juiz de Fora. To produce the data, I used participant observation and dialogical interviews as research instruments. The observations were carried out during the literary reading moments carried out in the classroom, from which field notes were produced. The dialogical interview was carried out with small groups of children from both classes, in the school’s reading room, and were recorded and transcribed. Despite ambiguities, a point highlighted in the research is the school’s potential as a privileged space in the training of readers. The children revealed that, despite some adverse conditions, they find possible ways to participate in the symbolic game that literary reading offers.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo principal conhecer e compreender as perspectivas das crianças com relação às suas vivências com o texto literário promovidas em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, realizei uma pesquisa qualitativa com abordagem históricocultural por meio dos estudos de Vigotski e Bakhtin e da concepção de infância de Benjamin. Os sujeitos da pesquisa são crianças de turmas de 3º e 4º anos de uma escola municipal de Juiz de Fora. Para a produção dos dados, utilizei como instrumentos de pesquisa a observação participante e a entrevista dialógica. As observações foram realizadas nos momentos de leitura literária desenvolvidas em sala de aula, a partir dos quais foram produzidas notas de campo. A entrevista dialógica foi realizada com pequenos grupos de crianças das duas turmas, no espaço da sala de leitura da escola, e foram gravadas e transcritas. A despeito de ambiguidades, um dado apontado na pesquisa aponta para a potencialidade da escola como espaço privilegiado na formação de leitores. As crianças revelaram que, apesar de algumas condições adversas, elas encontram caminhos possíveis para participar do jogo simbólico que a leitura literária oferece.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectPerspectiva das criançaspt_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectEarly yearspt_BR
dc.subjectChildren’s perspectivept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo a partir das perspectivas das criançaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons