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dc.contributor.advisor1Costa Junior, Martinho Alves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4779060520616984pt_BR
dc.contributor.referee1Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3987257122606257pt_BR
dc.contributor.referee2Jesus, Samuel José Gilbert de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3589952430806659pt_BR
dc.creatorKuhlmann, Paula Mercante-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3247999224985753pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-01T14:15:31Z-
dc.date.available2024-07-29-
dc.date.available2024-08-01T14:15:31Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17008-
dc.description.abstractThe following research has its main thrust the analysis of the women’s participation in the Dadaist movement, with regard to their productions on the figure of women in society, taking into account the aspects of race, class and sexuality, and their claims regarding superstructural changes in society. Despite being present in the movement, women aligned with Dadaism had their role reduced, or completely omitted, when exposed to the criticism of the artistic productions, or based on the memories offered by their male colleagues in their autobiographical productions. Furthermore, the research also aims to debate the obstacles faced by these women, which sustained the marginalization of their work in academic circles. Even though the work presents examples of productions by various Dada artists, two women were chosen to deepen the debate on the topic, namely Emmy Hennings and Sophie Taeuber. The choice of these women, in particular, was a result of the emphasis of the study that take place in Switzerland, a place where both are producing artistically in the Dadaist movement, and the occasion of the two artists dedicating themselves to arts understood as supposedly minor, in the period studied, both by critic and their peers fellow artists: acting and dancing, respectively. The research aims, therefore, and equally, to demonstrate the importance of these artistic performances for promoting the movement on the international scene, in contrast to the secondary status as artistic production. To prepare the debate presented, the artists’ works, made available remotely by museums located in Europe and USA, were used, as well as the artists’ own literary texts, available in books published for the general public. The sources prepared by the artists were analyzed based on the historiographical debate, wich took into account, mainly, academic productions into the areas of History of Art, Cultural and Social History, History of Women History of Intellectuality, in dialogue with the Theory of Art and Aesthetic Philosophy.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho de dissertação apresentado tem como principal impulso a análise sobre a participação das mulheres no movimento dadaísta, no que tange às suas produções sobre a figura das mulheres no meio social, levando-se em consideração os recortes de raça, classe e sexualidade, e as suas pretensões quanto as mudanças superestruturais na sociedade. Apesar de estarem presentes no movimento, as mulheres alinhadas ao dadaísmo tinham o seu papel reduzido, ou omitido por completo, quando expostas às críticas sobre produções artísticas, ou a partir das memórias oferecidas pelos seus colegas homens em suas autobiografias. Além disso, a pesquisa visa, igualmente, debater acerca dos obstáculos, enfrentados por essas mulheres, que sustentaram a marginalização de seus trabalhos nos meios acadêmicos. Mesmo que o trabalho apresente exemplos de produções de variados artistas dadaístas, duas mulheres foram escolhidas para o aprofundamento do debate sobre a temática, sendo elas Emmy Hennings e Sophie Taeuber. A escolha dessas mulheres, em especial, foi consequente da ênfase do estudo na Suíça, local onde ambas produzem artisticamente no movimento dadaísta, e por ocasião de as duas artistas se dedicarem a artes entendidas como menores, no período estudado, tanto pela crítica, quanto por seus colegas artistas: a atuação e a dança, respectivamente. A dissertação visa, assim, demonstrar a importância dessas artes para a promoção do movimento em cenário internacional. Para a elaboração do debate apresentado, as obras dos artistas, disponibilizadas de forma remota pelos museus localizados na Europa e nos EUA, foram utilizadas, assim como os textos literários dos próprios artistas, disponíveis em livros destinados para o público em geral. As fontes elaboradas pelos artistas foram analisadas a partir do debate historiográfico, que levou em consideração, principalmente, as produções acadêmicas nos eixos da História da Arte, História Cultural e Social, História das Mulheres, História da Intelectualidade, em diálogo com a Teoria da Arte e a Filosofia Estética.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectDadaísmopt_BR
dc.subjectmulherespt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectArte e imagenspt_BR
dc.subjectDadaismpt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subjectArt and imagespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleSophie Taeuber, Emmy Hennings e o papel das mulheres na vanguarda dadaístapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



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