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dc.contributor.advisor1Santos, Gilmar José dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774741J6pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Virgílio Cézar da Silva e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778527H6pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137488D2pt_BR
dc.creatorGouveia, Luiza Helena Fraga-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4448944U1pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-02T13:22:36Z-
dc.date.available2016-06-03-
dc.date.available2016-07-02T13:22:36Z-
dc.date.issued2012-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1698-
dc.description.abstractThis paper presents a proposal for a Educational Action Plan (SAP) aimed at the development of equity shares in public school environment that allows the student entering the school assimilate the curriculum minimum. The PAE proposes equity shares related to school management which should improve the student's self-esteem, as well as discusses actions that focus on identifying the student's skills and reaffirm the educational role of the school, combined with the positive aspects of meritocratic evaluation model applied in public schools. Another aspect addressed in the SAP refers to propose actions that minimize the finding that the school administrators and public school teachers do not bother to offer mechanisms to improve the formation of the set of all new students. To evaluate the actions and promote discussion of the search for equity in public school in the State of Rio de Janeiro, this PAE proposes the design of a pilot program in the State College Leopoldina da Silveira (CELS). Students entering the 1st grade of secondary school of CELS in 2012 were submitted to the modules of Mathematics and Portuguese of Exam Brazil, and students that showed less than 30% of the skills in these two subjects underwent detailed analysis of its socioeconomic indicators and participated focus group interviews. The results are used to propose that SAP offering equity within the school environment in order to improve the performance of students in internal and external evaluations and the overall results of the public school, besides tailor teaching processes so they can go structuring their expectations for life after high school graduation.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a proposta de um Plano de Ação Educacional (PAE) voltado para o desenvolvimento de ações de equidade no ambiente escolar da escola pública que permite ao aluno ingressante no ensino médio, e que apresenta maior dificuldade de aprendizagem, assimilar os conteúdos curriculares mínimos. Para minimizar a possibilidade de que o aluno venha a abandonar a escola ou ser reprovado ao final do ano letivo, aumentando, respectivamente, a taxa de abandono escolar e a taxa de reprovação da escola, o PAE propõe ações de equidade relacionadas à gestão escolar que deverão melhorar a autoestima do aluno, assim como, discute ações que focam na identificação das aptidões do aluno e reafirmam o papel educativo da escola, combinado com os aspectos positivos do modelo meritocrático de avaliação aplicado pelas escolas públicas. Outro aspecto abordado no PAE refere-se à proposição de ações que minimizem a constatação de que os gestores escolares e professores da escola pública não se preocupam em oferecer mecanismos que melhorem a formação do conjunto de todos os alunos ingressantes, visto que, costuma-se privilegiar os alunos que possuem mais facilidade para assimilar os conteúdos curriculares, em detrimento dos alunos que têm maior dificuldade de aprendizagem. Para avaliar as ações e promover a discussão da busca pela equidade na escola pública do Estado do Rio de Janeiro, este PAE propõe o desenho de um programa piloto no Colégio Estadual Leopoldina da Silveira (CELS). Os alunos ingressantes na 1º série do ensino médio do CELS em 2012 foram submetidos aos módulos de Matemática e Língua Portuguesa da Prova Brasil, e os alunos que apresentaram grau inferior a 30% das habilidades nessas duas disciplinas sofreram detalhada análise de seus indicadores socioeconômicos e participaram de entrevistas de grupo focal. Os resultados obtidos são utilizados para propor esse PAE que oferece a equidade dentro do ambiente escolar, de modo a melhorar o desempenho dos alunos nas avaliações internas e externas e nos resultados gerais da escola pública; além de adequar processos de ensino para que eles possam ir estruturando suas expectativas de vida para após a conclusão do ensino médio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEnsino inovadorpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.subjectInovative teachingpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePromovendo a equidade em uma escola pública do estado do Rio de Janeiro: programa piloto para o Colégio Estadual Leopoldina da Silveirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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