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dc.contributor.advisor1Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732130D0pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira Júnior, Lourival Batista de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785751Y1pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Kelmer Esteves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4252609E3pt_BR
dc.creatorPinheiro, Iara Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8583566E6pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-02T13:20:01Z-
dc.date.available2016-06-03-
dc.date.available2016-07-02T13:20:01Z-
dc.date.issued2012-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1691-
dc.description.abstractThe aim of this study was to evaluate a program implemented by the Federal Government, the Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE, specifically the Integral Time modality, whose primary function is to be the tool of management decentralization and education funding. Was presented a contextualization of the program’s creation through a description that’s attentive to the main objectives that, in essence, are intended to actions to improve the functioning and the physical and teaching infrastructure of school units, as well as intensify the autonomy of school’s management and community participation. The time frame of the program budget evolution was made from 2006 to 2011, because that was the period that have had an increase of 271% of available resources to the execution of all the outgoings in existing modalities of the program. Was analyzed, more specifically, the Integral Time modality, because this was the one that’s presents the fastest growing, 692% of growth, with the duty of to extend the school day and tailor the curriculum to the Integral Education, aiming consequent increasing in the number of schools assisted by Brazilian region . This study intends to verify the evolution of PDDE funding, analyzing the modality that has received more investment in the last years, and at this way to propose improvements to the program in this specific modality.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi analisar um programa implementado pelo Governo Federal, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), especificamente a modalidade Tempo Integral, que tem como função precípua ser instrumento de descentralização da gestão e de financiamento do ensino. Foi apresentada uma contextualização da criação do programa por meio de uma descrição que atenta para os objetivos principais que, em essência, destinam-se às ações de melhoria do funcionamento e da infraestrutura física e pedagógica das unidades escolares, assim como para intensificação da autonomia da gestão escolar e da participação da comunidade escolar. O recorte temporal da evolução orçamentária do programa foi feita de 2006 a 2011, pois foi este o período em que houve um aumento de 271% de recursos disponibilizados para execução de todas as despesas das modalidades existentes no programa. Foi analisada, mais especificamente, a modalidade Integral por ser a que mais cresceu, com 692% de crescimento, com a função de ampliar a jornada escolar e adequar o currículo para a Educação Integral, objetivando consequente ampliação do número de escolas atendidas por região brasileira. O estudo em questão pretendeu verificar a evolução do financiamento do PDDE, analisando a modalidade que recebeu mais investimentos nos últimos anos, e, dessa forma, propondo melhorias para a modalidade em questão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Dinheiro Direto na Escolapt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectPrograma Dinheiro Direto na Escolapt_BR
dc.subjectIntegral educationpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePrograma Dinheiro Direto na Escola (PDDE) – implicações na gestão, no financiamento e na qualidade do desempenho da educação básica: estudo de caso – modalidade tempo integralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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