https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16911
File | Description | Size | Format | |
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moniquecampos.pdf | 345.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Campos, Monique | - |
dc.creator | Pernisa Júnior, Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T20:21:55Z | - |
dc.date.available | 2024-07-18 | - |
dc.date.available | 2024-07-18T20:21:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-23 | - |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16911 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho discute a condição atual da fotografia de notícia e traça perspectivas sobre as interações contemporâneas com o fotojornalismo pelas vias teóricas da midiatização profunda (COULDRY; HEPP, 2016; HEPP, 2020; CARLÓN, 2020) e da ubiquidade (LEMOS, 2021; SANTAELLA, 2007, 2013). A fotografia jornalística se inscreveu no contexto das condições e repercussões das visualidades na sociedade moderna enquanto relevante construtora de sentidos sobre os acontecimentos do mundo. Na sociedade da informação, altera-se o paradigma imagético: a desterritorialização e a extensão da fotografia para direções inéditas marcam o contexto atual, incluindo as ligações renovadas com a arte, afirmação da individualidade do fotógrafo e do dialogismo, o que ressalta o seu regime de expressão (ROUILLÉ, 2009). A digitalização inaugurou processos transformados de usos e interações com a fotografia jornalística, a qual passa a não ter uma existência física e sim simulada, a partir de dados binários. Assim, toda uma lógica de institucionalização e legitimação do fotojornalismo é abalada, de modo que elementos tradicionais – o testemunho, o instantâneo e o modelo pautado pela objetividade – cedem lugar para o que caracteriza a fotografia expandida (AVANCINI, 2017). Nesse conceito estão incluídas dimensões complexas, como a entrada da realidade virtual, aumentada e mista (SANTAELLA, 2021). Os fluxos das notícias se dão sob novas estruturas, assim como modificam-se os elementos de reconhecimento dos papéis sociais e valores jornalísticos. No que diz respeito às sociabilidades, cada vez mais artefatos se tornam dispositivos de mídia interconectados e, dessa maneira, há uma intensificação da dependência das infraestruturas e conteúdos midiáticos por parte dos atores sociais. A lógica está baseada na programação do consumo e geração de dados – a mediação automatizada. Nesse contexto comunicacional, entram em cena os dispositivos móveis e a institucionalização de uma gama de plataformas digitais que passam a compor os processos interacionais, remodelando, entre outros valores públicos, os das notícias (VAN DIJCK; POELL; WALL, 2018). A ideia de plataforma se baseia na conectividade e no intercâmbio de dados, já que tecnologia e atividade interativa constituem suas lógicas e infraestruturas (D´ANDRÉA, 2020). De forma intrínseca à plataformização, o fotojornalismo para dispositivos móveis traduz uma série de implicações da convergência entre mobilidade física e informacional (SILVA, 2015), incluindo os aspectos tecnológicos como câmeras de alta qualidade nos smatphones, facilidade de acesso e uso de aplicativos de edição fotográfica, além dos sistemas de geolocalização. Assim, o fotojornalismo pensado para os dispositivos móveis ganha amplitude pela sua configuração voltada aos entrecruzamentos dos espaços de fluxos e dos de lugar, enquanto elemento da comunicação ubíqua (SANTAELLA, 2003). As fotografias jornalísticas compõem diversos ecossistemas comunicacionais e redes interativas, integrando a vida online e offline em seus modos de proliferação, apropriação e manipulação. Nesse sentido, mobilizamos teorias e pesquisas com o intuito de compreendermos as inter-relações entre processos sociais e fenômenos tecnológicos no que diz respeito às imagens fotojornalísticas. Como resultado, delineamos aspectos relevantes a serem observados em uma pesquisa empírica, de caráter qualitativo, que busca os sentidos redirecionados ao fotojornalismo na experiência noticiosa e enquanto fenômeno cultural. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro de Semiótica do Projeto | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Fotojornalismo | pt_BR |
dc.subject | Midiatização profunda | pt_BR |
dc.subject | Dispositivos móveis | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.title | Tecnologias digitais e os sentidos da imagem fotojornalística contemporânea | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital technologies and the meanings of contemporary photojournalistic images | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Braida, Frederico | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Nojima, Vera Lúcia | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Coutinho, Taís de Souza Alves | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Campos, Fernanda de Façanha e | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Ferreira, Isabela de Mattos | pt_BR |
Appears in Collections: | 4º Encontro de Semiótica do Projeto |
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