https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16889
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
christianecamaradealmeida.pdf | 188.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, Christiane Camara de | - |
dc.creator | Nojima, Vera Lúcia | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T18:47:42Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17 | - |
dc.date.available | 2024-07-18T18:47:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-23 | - |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16889 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O design editorial narrativo caracteriza-se por projetos integrais que constroem as narrativas multissensoriais por diversas linguagens, desenvolvidos pelo escritor lado-a- lado com o designer, desde as fases iniciais. Esse processo gera grande envolvimento do designer e exige de ambos esforço intelectual, capacidade criativa e técnica, podendo ser considerado como coautoria. O tema – a coautoria entre designer e escritor na produção de livros de design editorial narrativo – suscita reflexões relevantes. Em sua trajetória, o Design tem passado continuamente por mudanças de paradigmas. Nas últimas décadas, a explosão do meio digital transformou profundamente a economia, a política e a paisagem social e cultural, trazendo novas questões para o designer editorial. O surgimento da internet e de diferentes tecnologias de informação e comunicação vieram facilitar o uso de ferramentas de criação e de produção, mudando o cenário unilateral de transmissão da mensagem para um ambiente descentralizado e interativo. Essas mutações alteram a maneira com a qual lidamos com os projetos, nos relacionamos com outros profissionais, com clientes e com a população em geral. Nesse cenário, o designer passa a explorar as diferentes tecnologias e a participar ativamente na produção de artefatos multissensoriais, desde a concepção até a finalização – as narrativas construídas por todo esse processo têm importância distinta no discurso dos produtos editoriais. Consequentemente, o campo do Design vem agregando novas disciplinas e práticas, ampliando-se como área do conhecimento e colocando as questões sobre autoria no Design no âmbito dos grandes debates sobre o assunto. Portanto, o objetivo do artigo é fazer uma reflexão sobre a questão da autoria no design editorial diante das recentes mudanças tecnológicas. Por meio de uma revisão bibliográfica e entrevistas direcionadas, o artigo apresenta e comenta ideias de designers, teóricos e ilustradores relacionados a esse tema, para demonstrar que na era da inteligência artificial, torna-se ainda mais fundamental revisar os parâmetros que guiam as questões que possam promover a coautoria. É do interesse do Design posicionar-se proativamente diante dos cenários em constante evolução. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro de Semiótica do Projeto | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Design editorial | pt_BR |
dc.subject | Narrativa não-verbal | pt_BR |
dc.subject | Autoria | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.title | Novos modos de produção e autoria | pt_BR |
dc.title.alternative | New modes of production and authorship | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Braida, Frederico | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Nojima, Vera Lúcia | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Coutinho, Taís de Souza Alves | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Campos, Fernanda de Façanha e | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Ferreira, Isabela de Mattos | pt_BR |
Appears in Collections: | 4º Encontro de Semiótica do Projeto |
This item is licensed under a Creative Commons License