https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16885
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
anapaulatoomewauke.pdf | 192.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Wauke, Ana Paula Toome | - |
dc.creator | Pizzinato, Adolfo | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T18:40:53Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17 | - |
dc.date.available | 2024-07-18T18:40:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-23 | - |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16885 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Observando nossa cultura, percebe-se a necessidade de pensamento matemático e os processos cognitivos associados. Principalmente quando observa-se todas operações comerciais, além da própria escola. Não só se apresentando inserida na cultura, mas indo além, a matemática possui características específicas, sendo necessária a aprendizagem durante anos, tanto na escola quanto no cotidiano, indo além de algo apenas numérico. Entretanto, pelo próprio desempenho baixo que o Brasil tem apresentado em provas nacionais e internacionais de matemática, torna-se perceptível a necessidade de haver mais atuação em intervenções que atuem no desenvolvimento dessas habilidades, de modo a também incluir elementos socioemocionais. O presente trabalho se desenvolveu por meio de uma pesquisa de doutorado onde envolveu desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma intervenção que atuasse nas dificuldades ou transtornos específicos da aprendizagem em matemática (DSM-V) associado aos aspectos socioemocionais. A intervenção tem o embasamento teórico na semiótica peirceana, no modelo bioecológico de Bronfenbrenner e na perspectiva sócio-cultural de Vygotsky. No entanto, a pesquisa partiu da experiência clínica e docente da pesquisadora e do método da consciência sígnica proposto pela fonoaudióloga Regina Camillo. Camillo desenvolveu um método de intervenção para dificuldades e transtornos específicos da aprendizagem de leitura e escrita. Com base no método de Camillo foi feita a analogia para se trabalhar com a matemática enquanto linguagem. A pesquisa envolveu intervenção em seis estudos de caso selecionados por encaminhamento da clínica da UFRGS e da clínica Semear em Porto Alegre. O trabalho se iniciou após aprovação do Comitê de Ética, assinatura dos termos de consentimento e assentimento dos participantes, com avaliação pré-intervenção e anamnese. Ao final foi realizada o teste pós-intervenção. Os instrumentos utilizados foram testes para a análise da matemática enquanto linguagem, escalas de bem-estar e satisfação escolar, teste de habilidades sociais, questionário sócio-demográfico, Child Behavior Checklist (CBC). Ao longo do processo, foram coletadas informações para a análise processual de anotações em cadernos de campo, avaliações escolares, cadernos escolares e da intervenção, além das gravações em video e áudio. A intervenção envolveu atuação no participante e na família, e em alguns casos foi possível conversar com a professora. O trabalho foi realizado durante a pandemia, desta forma não foi possível o contato outros professores. A intervenção teve início de modo presencial, sendo adaptada para o on-line. A análise foi realizada por meio do método misto que faz uso da estratégia incorporada concomitante, onde dados quantitativos são utilizados dentro de dados qualitativos. A intervenção traz uma perspecti va da matemática enquanto linguagem e atua nas diversas formas de representação dos conceitos. Os encontros eram semanais com orientações esporádicas aos responsáveis, havendo também tarefas para casa. Os resultados foram promissores numa visão processual sistêmica, visto que ocorreu em meio a uma pandemia. Em síntese, os melhores casos se apresentaram quando houve melhor adesão dos pais e maior organização da família para que fossem realizadas as atividades complementares. Todos apresentaram melhora no raciocínio lógico. Há a necessidade de expansão da pesquisa para mais casos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro de Semiótica do Projeto | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Intervenção matemática | pt_BR |
dc.subject | Linguagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.title | Intervenção online aplicada às dificuldades/ transtornos de aprendizagem matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Online intervention applied to mathematics learning difficulties/ disabilities | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Braida, Frederico | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Nojima, Vera Lúcia | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Coutinho, Taís de Souza Alves | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Campos, Fernanda de Façanha e | pt_BR |
dc.contributor.organizador | Ferreira, Isabela de Mattos | pt_BR |
Appears in Collections: | 4º Encontro de Semiótica do Projeto |
This item is licensed under a Creative Commons License