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dc.creatorPacheco, Frederico Reis-
dc.date.accessioned2024-07-18T18:37:43Z-
dc.date.available2024-07-17-
dc.date.available2024-07-18T18:37:43Z-
dc.date.issued2023-10-23-
dc.citation.issue4pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16878-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEsta apresentação tem o objetivo de disseminação científica, a partir de um recorte temático específico sobre os impactos da adoção do Metaverso como um canal de comunicação no rearranjo da ecologia midiática atual, em particular no mercado de arte. Tentaremos fornecer um breve panorama da pesquisa realizada para levantar valiosas questões de discussão. O surgimento do Metaverso (ALMOQBEL et al., 2022; BOELLSTORFF et al., 2012), uma forma completamente nova de mídia, deve ter um impacto significativo no equilíbrio da ecologia das mídias (NYSTROM, 1973; INNIS, 1951). Todo o cenário artístico precisará se adaptar de acordo, e por isso o foco deste trabalho será em como o relacionamento com a Arte mudará no contexto deste ambiente único, considerando novas formas de interagir, comprar e possuir uma obra de arte. Para alcançar este objetivo, este estudo percorrerá uma genealogia do processo de evolução da ecologia midiática que levou ao surgimento do Metaverso. Além disso, este trabalho considerará o impacto potencial de tecnologias e conceitos inovadores como tokens não fungíveis (NFTs), blockchain e inteligência artificial (IA). A IA tem sido usada para criar novas formas de arte e tem o potencial de revolucionar os processos tradicionais de criação e autoria de arte, mudando processos, linguagens e apropriação. Os NFTs, um tipo de registro único para cada criação, tornar-se-ão mais comuns na indústria da Arte, fornecendo uma assinatura digital única que verifica a propriedade e autenticidade da arte digital. A tecnologia blockchain pode ser usada para criar um livro-razão descentralizado, confiável para registrar propriedade e transações relacionadas à arte sem um intermediário. Nossa pesquisa considera, por meio de uma abordagem socioconstrutivista, as mudanças que o Metaverso e a IA causarão no relacionamento com a arte, seu consumo e seu significado, bem como o rearranjo do equilíbrio no ecossistema midiático. Para fornecer uma base conceitual para toda essa jornada, são acionados autores fundamentais sobre Ecologia das Mídias e Midiatização (HJARVARD, 2008; BRAGA, 2017; HEPP, 2020; POELL et al., 2020) e Cultura da Arte. Os insights apontados provêm de uma combinação de pesquisas primárias, netnografia e reflexões filosóficas, como metodologia de pesquisa. O pensamento filosófico é baseado em autores de referência, pesquisas foram realizadas para coletar dados sobre percepções acerca do metaverso, e a netnografia (KOZINETS, 2014) foi aplicada em comunidades online para analisar o comportamento de colecionadores de arte e membros de comunidades artísticas em relação à arte digital. O artigo final apresentará os autores base que serão usados para entender as mudanças no consumo de arte, avaliando as interações. Em seguida, abordará as mudanças aceleradas causadas pela digitalização e o surgimento de uma meta midiatização profunda, a partir do resultado das pesquisas. Em seguida, o texto tratará das relações com a arte digital, bem como da arte criada por IA, mostrando o impacto das tecnologias emergentes sobre este ecossistema artístico, a partir da observação de comunidades online ligadas à arte. Finalmente, algumas questões críticas serão levantadas para promover a reflexão sobre alguns tópicos observados neste trabalho.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro de Semiótica do Projetopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectMetaversopt_BR
dc.subjectCriação de artept_BR
dc.subjectPropriedade autoralpt_BR
dc.subjectCirculaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleCriando novos significados para arte no metaverso: como a relação com a arte generativa pode mudar tudopt_BR
dc.title.alternativeCreating new meanings for art in the metaverse: how the relationship with generative art can change everythingpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.contributor.organizadorBraida, Fredericopt_BR
dc.contributor.organizadorNojima, Vera Lúciapt_BR
dc.contributor.organizadorCoutinho, Taís de Souza Alvespt_BR
dc.contributor.organizadorCampos, Fernanda de Façanha ept_BR
dc.contributor.organizadorFerreira, Isabela de Mattospt_BR
Appears in Collections:4º Encontro de Semiótica do Projeto



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