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dc.contributor.advisor1Gonçalves, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703430U2pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Freguglia, Ricardo da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701518H1pt_BR
dc.contributor.referee1Chagas, André Luis Squarize-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742999Z5pt_BR
dc.contributor.referee2Simão Filho, José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790913D4pt_BR
dc.creatorLameira, Verônica de Castro-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4088006T4pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-02T13:16:07Z-
dc.date.available2016-06-02-
dc.date.available2016-07-02T13:16:07Z-
dc.date.issued2012-12-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1684-
dc.description.abstractThe analysis of labor mobility plays a fundamental role in decision-making in public policy. The first essay addresses the issue of mobility by long and short distance, and the regional factors of attraction for workers among Brazilian microregions, by means of negative binomial model. There was the realization of the preferred destinations for workers with higher relative attractiveness, employment of workers off against, density, proportion of graduates, less crime and congestion. To model long-distance flows are oriented destinations with lower population density, lower degree of industrialization, less crime and greater relative attractiveness. Congestion proved irrelevant in the long-distance mobility. The distance appears as an inhibiting factor for mobility, regardless of the cuts away. The second essay adopts a spatial multilevel logit model in order to identify the determinants of individual and regional mobility of skilled workers in the Brazilian microregions. The results indicate that the worker seniority figures as inhibitory factor of mobility, and expected wage decrease the propensity of mobility for workers in general, though it increases the propensity of the more skilled ones. The context variables also show important to explain mobility, such as GDP per capita, proportion of workers with higher education, rate of homicide by vehicle inhabitants, degree of industrialization and net migrants.pt_BR
dc.description.resumoA análise da mobilidade de trabalhadores exerce papel fundamental na tomada de decisões em políticas públicas. O primeiro ensaio aborda a questão da mobilidade de curta e longa distância, e ainda os fatores regionais da atração de trabalhadores entre as microrregiões do Brasil, utilizando modelo binomial negativo. Houve a constatação da preferência dos trabalhadores por destinos com maior atratividade relativa, admissão de trabalhadores frente aos desligados, densidade, proporção de graduados, menor criminalidade e congestionamento. Para o modelo de longa distância os fluxos são orientados para destinos com menor densidade populacional, menor grau de industrialização, menor criminalidade e maior atração relativa. O congestionamento se mostrou irrelevante na mobilidade de longa distância. A distância figura como fator inibidor para a mobilidade, independente dos cortes de distância. O segundo ensaio adota o modelo logit multinível espacial com o objetivo de identificar os condicionantes individuais e regionais da mobilidade de trabalhadores qualificados nas microrregiões brasileiras. Foi possível verificar que a experiência do trabalhador figura como fator inibidor da mobilidade, a expectativa salarial reflete menor propensão à mudança para trabalhadores em geral, e maior probabilidade para qualificados. Algumas variáveis de contexto também se mostram importantes para explicar a mobilidade, como PIB per capita, proporção de trabalhadores com ensino superior completo, taxa de homicídio, veículos por habitantes, grau de industrialização e rede de migrantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade de curta e longa distânciapt_BR
dc.subjectCondicionantes individuais e regionais da mobilidadept_BR
dc.subjectRegressão binomial negativapt_BR
dc.subjectModelo logit multinível espacialpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectMobility of workerspt_BR
dc.subjectShort and long distancept_BR
dc.subjectIndividual and spatial drivers of mobilitypt_BR
dc.subjectNegative binomial regressionpt_BR
dc.subjectSpatial multilevel regressionpt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleDois ensaios sobre mobilidade de trabalhadores no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



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