Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1683
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vanessaribeiroferraz.pdf890.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Barboza Filho, Rubem-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780804J1pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Virgílio Cézar da Silva e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778527H6pt_BR
dc.contributor.referee2Sanabio, Marcos Tanure-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767790E3pt_BR
dc.contributor.referee3Barboza Filho, Rubem-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780804J1pt_BR
dc.creatorFerraz, Vanessa Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8155217D2pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-02T13:13:26Z-
dc.date.available2016-06-02-
dc.date.available2016-07-02T13:13:26Z-
dc.date.issued2012-10-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1683-
dc.description.abstractThis research evaluates the effectiveness of a program called PROGESTÃO (Distance Training for School Principals) employed for managing four schools in the town of Governador Valadares, in order to ascertain whether this program contributed or not for these schools management. The methodology used were semi-structured interviews from a basic but flexible script, that could be adapted according to the needs arising during the research. The strategy was to use the indicators for the ―Prize School Management‖ (CONSED in Portughese) for parameters of educational administration and management of resources and services. The data analyzed were of pedagogical political projects, school development plans and other projects developed by those schools under study. After surveys it was possible to asses the effectiveness of PROGESTÃO as a theoretical basis for managers, especially those who are starting their careers in the function. Finally, we proposed a three-step plan for restructuring PROGESTÃO 1) self-assesment of school management, 2) experient tutors to work with the phases offered by the program, and 3) alteration (increase) in training time.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa avalia a eficácia do PROGESTÃO que é um Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares na gestão de quatro escolas do município de Governador Valadares, com o objetivo de aferir a contribuição ou não do programa para a gestão escolar. Foram utilizadas como metodologia entrevistas semiestruturadas a partir de um roteiro básico, porém flexível, que pôde ser adaptado de acordo com as necessidades que surgiram no decorrer da pesquisa. A estratégia metodológica utilizada foi os indicadores do Prêmio de Gestão Escolar (CONSED) nos parâmetros da gestão pedagógica e gestão de Recursos e Serviços. Além disso, realizou-se análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos, Planos de Desenvolvimento Escolares e projetos desenvolvidos pelas escolas objeto de estudo. Após pesquisas realizadas, tornou-se possível concluir a eficácia do PROGESTÃO enquanto instrumento de embasamento teórico para os gestores, principalmente para aqueles que estão iniciando sua trajetória na função. Para finalizar, foi proposto um plano de reestruturação do PROGESTÃO composto por três passos: 1) autoavaliação da gestão escolar; 2) tutores especialistas para trabalharem com as etapas oferecidas pelo programa; 3) alteração no tempo de capacitação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPROGESTÃOpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectAutoavaliaçãopt_BR
dc.subjectPROGESTÃOpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectSelf-assessmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA importância do progestão para a gestão escolar: um estudo no município de Governador Valadares/MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.