Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/167
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ricardomiranda.pdf11.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rosa, Valéria Mattos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782699Y5pt_BR
dc.contributor.referee1Takahashi, Lucy Tiemi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791507J2pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Marli Regina dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757176Z2pt_BR
dc.creatorMiranda, Ricardo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-10T14:03:59Z-
dc.date.available2015-12-10-
dc.date.available2015-12-10T14:03:59Z-
dc.date.issued2015-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/167-
dc.description.abstractIn order to provide a better methodology to work the mathematical content in order to become understandable for the students, this work presents a different and creative way to understand concepts of area and perimeter of plane figures, using Tangram. The use of games make the classes more dynamic and attractive, arousing the interest of students and contributes significantly in the formation of concepts and knowledge. The Tangram’s game is an important resource as play material in the teaching of Mathematics. It’s prioritizing the plane geometry and its application in all the classes, in addition to working the concepts mentioned above, aimed at developing the geometric logical reasoning, creativity and skills as interdisciplinarity, discipline, concentration, teamwork, among others, important to the overall education of the student.pt_BR
dc.description.resumoVisando proporcionar uma melhor metodologia para trabalhar os conteúdos matemáticos, de forma a tornar-se compreensível para os alunos, este trabalho apresenta uma forma diferente e criativa de compreender conceitos de áreas e de perímetros de figuras planas, tendo como recurso a utilização do Tangram. O uso de jogos tornam as aulas mais dinâmicas e atraentes, despertando o interesse dos alunos e contribui significativamente na formação de conceitos e conhecimentos. O jogo do Tangram, é um importante recurso como material lúdico no ensino da Matemática, priorizando a Geometria Plana e a sua aplicabilidade no dia-a-dia, apresentamos atividades que, além de trabalhar os conceitos citados acima, visam desenvolver o raciocínio lógico geométrico, a criatividade e habilidades como, a interdisciplinaridade, a disciplina, a concentração, trabalho em equipe, entre outras, importantes para a formação geral do aluno.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTangrampt_BR
dc.subjectGeometria Planapt_BR
dc.subjectMaterial Lúdicopt_BR
dc.subjectTangrampt_BR
dc.subjectPlane Geometrypt_BR
dc.subjectPlay Materialpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleEstudo das formas geométricas através da utilização do Tangrampt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.