Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16797
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
thaleseduardosoaresmartins.pdfPDF/A4.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: O grito de vanguarda no videogame: intertextualidades entre Árida e Deus e o diabo na terra do sol
Author: Martins, Thales Eduardo Soares
First Advisor: Muanis, Felipe de Castro
Referee Member: Christofoletti, Patrícia Ferreira Moreno
Referee Member: Figueiredo, Vera Lucia Follain de
Resumo: A presente pesquisa parte do desafio proposto por Walter Benjamin para a realização de produções culturais que conciliem um posicionamento político útil ao proletariado na luta de classes e, ao mesmo tempo, sejam corretas do ponto de vista estético. A aplicação desse dilema é feita ao cenário atual em que os videogames se destacam como produtos culturais significativos e exercem influência na sociedade. O estudo analisa o jogo brasileiro Árida: backland’s awakening (2019) como um exemplo de produção engajada que aborda questões de classe. A análise crítica do jogo em relação à representação eurocêntrica é feita sob a perspectiva dos estudos pós-coloniais e enriquecida através da leitura comparada com o filme Deus e o diabo na terra do sol, de 1964, de Glauber Rocha. Levando-se em consideração que os videogames já nasceram inseridos em uma estrutura colonialista de criação, distribuição e consumo, essa pesquisa mostra que o jogo brasileiro consegue comunicar de forma eficiente ao público um posicionamento político engajado e pautar uma discussão antissistema, ao mesmo tempo em que é esteticamente correto como propôs o filósofo. A investigação também discute a relação entre cinema e videogames, explorando a possibilidade de os jogos serem utilizados como ferramentas pedagógicas de resistência. Além disso, são abordadas questões relacionadas ao discurso hegemônico da indústria capitalista e a relação com o colonialismo, tanto no cinema quanto nos jogos.
Abstract: This research starts from the challenge proposed by Walter Benjamin to carry out cultural productions that reconcile a useful political position for the proletariat in the class warfare and, at the same time, be correct from an aesthetic point of view. The application of this dilemma is made to the current scenario in which video games stand out as significant cultural products and exert influence on society. The study analyzes the Brazilian game Árida: backland’s awakening (2019) as an example of engaged production that addresses class issues. The critical analysis of the game in relation to the Eurocentric representation is made from the perspective of postcolonial studies and enriched through a comparative reading with the film Deus e o diabo na terra do sol, 1964, by Glauber Rocha. Taking into account that vídeo games were born inserted in a colonialist structure of creation, distribution and consumption, this research shows that the Brazilian game manages to efficiently communicate to the public an engaged political position and guide an anti-system discussion, at the same time in which is aesthetically correct as proposed by the philosopher. The investigation also discusses the relationship between cinema and video games, exploring the possibility of games being used as pedagogical tools of resistance. In addition, issues related to the hegemonic discourse of the capitalist industry and the relationship with colonialism are addressed, both in cinema and in games.
Keywords: Estudo de jogos
Videogames
Árida
Glauber Rocha
Estudos culturais
Audiovisual
Game studies
Cultural studies
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: IAD – Instituto de Artes e Design
Program: Programa de Pós-graduação em Artes
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16797
Issue Date: 10-Nov-2023
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons