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dc.contributor.advisor1Castañon, José Alberto Barroso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira Filho, José Luiz Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Orrico Filho, Rômulo Dante-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee3Branquinho, Maria Ávila-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSouza, Luísa Muglia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3439407345968405pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-15T12:39:45Z-
dc.date.available2024-07-15-
dc.date.available2024-07-15T12:39:45Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16796-
dc.description.abstractThe advent of Autonomous Vehicles (AVs) represents a promising evolution in the pursuit of safe, sustainable, and efficient mobility. Despite being under development for an extended period, the realization of fully autonomous vehicles remains a challenge. In parallel with technological progress, there is an urgent need to comprehend the implications of autonomous mobility on the transportation system. In this regard, there is a notable gap in clearly defining the requirements a rural road must meet to enable the efficient traffic of AVs. Therefore, this dissertation aims to identify critical infrastructure elements contributing to the readiness of a rural road for AV traffic and propose a qualitative classification to assess this readiness. The study relies on a qualitative systematic literature review and employs thematic analysis techniques to achieve these objectives. The analysis was categorized between elements of physical and digital infrastructure. The study delves into the relationships between elements such as geometric design, signage, pavement, and work zones in examining physical infrastructure. Standardization and establishing minimum criteria, particularly in signage, emerged as pivotal for ensuring the efficient flow of AV traffic, with work zones identified as potential challenges. The analysis of digital infrastructure focuses on communication elements and digital mapping. The study underscores the significance of cellular networks, especially 5G, in rural areas, particularly when AVs transition to Connected and Autonomous Vehicles (CAVs). The discussion of key considerations for Brazilian government agencies and transportation authorities to facilitate AV traffic on the nation's roads is rooted in the analysis findings. Additionally, the dissertation presents initial attempts to categorize road readiness for AV traffic, building upon these efforts and the conducted analysis to propose a more comprehensive classification. Therefore, this study offers valuable insights to guide stakeholders in promoting autonomous mobility on rural roads, particularly within the Brazilian context.pt_BR
dc.description.resumoO advento de veículos autônomos (VAs) representa uma evolução promissora na busca pela mobilidade segura, sustentável e eficiente. Apesar dos anos em desenvolvimento, alcançar veículos totalmente autônomos permanece um desafio. Paralelamente aos avanços técnicos, há uma necessidade premente de compreender os impactos da mobilidade autônoma no sistema de transporte. Nesse sentido, observa-se uma lacuna existente na determinação clara dos requisitos que uma rodovia rural deve atender para viabilizar o tráfego de VAs de maneira eficiente. Por isso, esta dissertação tem como objetivo identificar elementos críticos de infraestrutura que contribuem para a prontidão de uma rodovia rural para o tráfego de VAs e propor uma classificação qualitativa para essa prontidão. Para atingir os objetivos, o estudo se fundamentou em uma revisão sistemática qualitativa da literatura, apoiada por técnicas de análise temática. A análise foi categorizada entre elementos de infraestrutura física e digital. No que tange à infraestrutura física, o estudo investigou a relação entre elementos como projeto geométrico, sinalização, pavimentação e zonas de obras. A padronização e a definição de critérios mínimos, especialmente na sinalização, revelaram-se cruciais para o tráfego eficiente de VAs, enquanto zonas de obras foram apontadas como obstáculos potenciais. A análise da infraestrutura digital concentrou-se em elementos de comunicação e no mapeamento digital. Destacou-se a importância das redes celulares, especialmente a 5G, em rodovias rurais, particularmente em cenários em que os VAs passem a operar como veículos autônomos e conectados (VACs). Com base na análise realizada, foram discutidos os principais pontos para os quais agências governamentais e autoridades de transporte brasileiras devem se concentrar para viabilizar o tráfego de VAs nas rodovias do país. Além disso, foram apresentadas tentativas preliminares de categorização da prontidão das rodovias para o tráfego de VAs. Com base nessas tentativas e na análise conduzida neste estudo, uma nova classificação, mais abrangente, foi proposta. Dessa forma, o estudo contribui para orientar os esforços necessários por parte dos interessados na promoção da mobilidade autônoma em rodovias rurais, sobretudo no contexto brasileiropt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ambiente Construídopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectVeículos autônomospt_BR
dc.subjectInfraestrutura rodoviáriapt_BR
dc.subjectProntidãopt_BR
dc.subjectRodovias ruraispt_BR
dc.subjectRodovias brasileiraspt_BR
dc.subjectAutonomous vehiclespt_BR
dc.subjectRoad infrastructurept_BR
dc.subjectReadinesspt_BR
dc.subjectRural roadspt_BR
dc.subjectBrazilian roadspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleReadiness assessment for autonomous vehicles: a comprehensive evaluation of rural road infrastructure suitabilitypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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