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dc.contributor.advisor1Araújo, Paulo Afonso de-
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dc.contributor.referee1Gross, Eduardo-
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dc.contributor.referee2Pires, Frederico Pieper-
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dc.contributor.referee3Almeida, Rogério Miranda de-
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dc.contributor.referee4Bezerra, Cicero Cunha-
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dc.creatorToledo, Daniel da Silva-
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dc.date.accessioned2016-07-02T13:06:19Z-
dc.date.available2016-06-02-
dc.date.available2016-07-02T13:06:19Z-
dc.date.issued2012-05-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1678-
dc.description.abstractDas Hauptziel dieser Doktorarbeit besteht darin, einen möglichen geschichtlichenontologischen Zusammenhang zwischen den tragischen Bereich der Griechen und den nihilistichen Horizont der Neuzeit aus der Spannung zwischen die Sterblichen und die Göttlichen zu zeigen. Aus Heideggers Gedanke der wesentlichen Entfernungsbeziehung zwischen den Menschen und die Götter versuchen wir einen tragischen Grund für das neuzeitliche Ereignis des Gottestodes festzustellen. Damit versuchen wir auch zu erweisen, dass die anfängliche tragische Bedingung des Menschen, aufgrund der Sinnsöffnung, die ihn übertrifft, als wesentlich metaphysisch verstanden werden soll. Schließlich wollen wir noch bestätigen, dass die Metaphysik wesentlich tragisch ist, falls wir ihre Hauptelemente schon in der tragischen Zeit der Griechen finden können.pt_BR
dc.description.resumoO propósito maior dessa tese consiste em apontar um possível vínculo histórico-ontológico entre a dimensão trágica dos gregos e o horizonte niilista da modernidade a partir da relação de tensão entre mortais e divinos tendo como referência central o pensamento do filósofo alemão Martin Heidegger. Com isso, tentaremos estabelecer um fundamento trágico para o evento moderno da morte de Deus a partir da relação essencial de distanciamento entre o mortal e a deidade. A partir disso, aquilo que também tentaremos evidenciar é que a condição originariamente trágica do homem deverá ser compreendida como essencialmente metafísica basicamente pelo seu comprometimento existencial com uma abertura de sentido que lhe sobrepuja e lhe escapa. De maneira complementar, devemos poder afirmar que a metafísica é essencialmente trágica, caso possamos localizar seus principais componentes de força já na época trágica dos gregos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHeideggerpt_BR
dc.subjectTragédia gregapt_BR
dc.subjectNiilismopt_BR
dc.subjectHeideggerpt_BR
dc.subjectGriechische Tragödiept_BR
dc.subjectNihilismuspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO fundamento trágico do niilismo a partir do pensamento de Martin Heideggerpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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