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dc.contributor.advisor1Nunes, Renato Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7323139750608543pt_BR
dc.contributor.referee1Bizarro, Heloisa D’Ávila da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3713060922901500pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Alexandro Ferreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3668006797968379pt_BR
dc.creatorQuaggiotto, Adelberto Andreão-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-11T12:52:55Z-
dc.date.available2024-07-09-
dc.date.available2024-07-11T12:52:55Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16717-
dc.description.abstractThe teaching of biology plays a fundamental role in students' education as it allows them to understand and analyze their attitudes towards personal care. Sexual education and teaching about sexually transmitted infections (STIs) in high school have an important preventive role in their daily lives. The present master's dissertation analyzed the use of mind maps and conceptual maps as tools to improve the teaching of sexually transmitted infections based on the theory of meaningful learning proposed by David Ausebel. The study was conducted in a middle and high school with the participation of 22 students in the 2nd year of high school. The experimental methodology used mind maps and conceptual maps as resources for the development of meaningful learning to enhance the quality of teaching on sexually transmitted infections, making it more significant and easier to approach, as it is considered an uncomfortable topic. In this proposal, students shift from being passive recipients of knowledge to being protagonists. The proposals of Ausebel, Joseph Novak, and Tony Buzan aim to facilitate the memorization and understanding of content, allowing the student executing the activity to develop models, drawings, acronyms, or color changes, aiming at their better understanding and retention of the content. The digital booklet (e-book) created from the maps during the research can be used in biology education. The research demonstrated that the use of these tools contributed to the improvement of the teaching-learning process, encouraging active student participation and facilitating the understanding and retention of the content.pt_BR
dc.description.resumoO ensino de biologia tem um papel fundamental para a formação dos alunos, pois permite compreender e analisar suas atitudes para o cuidado pessoal. A educação sexual e o ensino sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST) no ensino médio têm um importante papel preventivo no seu cotidiano. A presente dissertação de mestrado analisou o uso de mapas mentais e conceituais como ferramentas para melhorar o ensino sobre infecções sexualmente transmissíveis baseado na teoria da aprendizagem significativa proposta por David Ausebel. O estudo foi conduzido em uma escola de ensino fundamental e médio, com a participação de 22 alunos do 2ª série do ensino médio. A metodologia experimental utilizou mapas mentais e conceituais como recurso para o desenvolvimento da aprendizagem significativa como forma de melhorar a qualidade do ensino sobre o tema infecções sexualmente transmissíveis, tornando ele mais significativo e fácil de ser abordado, já que é considerado um tema desconfortante. Nessa proposta, os alunos deixam de ser um ator passivo de recebimento do conhecimento para ser protagonista. As propostas de Ausebel, Joseph Novak e Tony Buzan buscam facilitar a memorização e o entendimento do conteúdo, de modo que o estudante que executa a atividade possa desenvolver modelos, desenhos, siglas ou mudanças de cores, visando sua melhor compreensão e fixação do conteúdo. A cartilha digital (e-book) criada a partir dos mapas durante a pesquisa, poderá ser utilizada no ensino de biologia. A pesquisa demonstrou que a utilização dessas ferramentas contribuiu para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, incentivando a participação ativa dos alunos e facilitando a compreensão e fixação do conteúdo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB – Instituto de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectE-bookpt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectDavid Ausebelpt_BR
dc.subjectJoseph Novakpt_BR
dc.subjectTony Buzanpt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleMapas conceituais e mentais como auxiliadores na aprendizagem significativa de infecções sexualmente transmissíveispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



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