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dc.contributor.advisor1Antunes, Katiuscia Cristina Vargas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7309708713801729pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Julvan Moreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0381026342612680pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Marcus Leonardo Bomfim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5012095935996528pt_BR
dc.contributor.referee3Schweig, Graziele Ramos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3851208678141415pt_BR
dc.creatorDiniz, Carolina Nunes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4605796161384413pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T15:51:33Z-
dc.date.available2024-02-28-
dc.date.available2024-02-29T15:51:33Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16647-
dc.description.abstractThe present work focuses on the role of Sociology as a school discipline of Brazilian basic education in the sense of promoting the education of ethnic-racial relations, in line with a problem-solving education and compliance with law 10.639/03. The objective is to contribute to the discussions about the role of the discipline in Brazilian basic education, analyzing its potential for the promotion of education in ethnic-racial relations. A bibliographic survey is carried out on ethnicracial issues in the teaching of Sociology in basic education, dialoguing with authors such as Nilma Gomes (2017), who recognizes Law 10.639/03 as an important achievement, but which brings the need for a consideration with regard to its effectiveness; Petronilha Silva (2007), who draws attention to a lack of commitment to a plural vision of society based on a reading of curricular policies; and bell hooks (2013) with important contributions on the humanization of the school space. The development of the research is based on the teaching practice in the discipline of Sociology in a peripheral public school in the city of Belo Horizonte, based on the action research methodology. The results point to the potential of School Sociology in dealing with the education of ethnic-racial relations as a discipline that has ample possibilities for the elaboration of pedagogical proposals based on strategies that give space for the mobilization of knowledge constructed by the black population, for the elaboration of a critical reading of the racial reality in the school and in society as a whole.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se debruça sobre o papel da Sociologia enquanto disciplina escolar do ensino básico brasileiro no sentido da promoção da educação das relações étnico-raciais, de maneira alinhada à uma educação problematizadora e ao cumprimento da lei 10.639/03. Objetiva-se contribuir com as discussões sobre o papel da disciplina no ensino básico brasileiro, analisando seu potencial para a promoção da educação das relações étnico-raciais. Realiza-se um levantamento bibliográfico acerca das questões étnico-raciais no ensino de Sociologia na educação básica dialogando com autoras como Nilma Gomes (2017) que reconhece a Lei 10.639/03 como uma conquista importante mas que traz a necessidade de uma ponderação no que diz respeito à sua efetivação; Petronilha Silva (2007) que chama atenção para um descomprometimento com uma visão plural de sociedade a partir de uma leitura sobre políticas curriculares; e bell hooks (2013) com importantes contribuições sobre a humanização do espaço escolar. O desenvolvimento da pesquisa se dá a partir da prática docente na disciplina de Sociologia em uma escola pública periférica na cidade de Belo Horizonte a partir da metodologia pesquisa-ação. Os resultados apontam para a potencialidade da Sociologia escolar no trato da educação das relações étnicoraciais enquanto disciplina que conta com amplas possibilidades de elaboração de propostas pedagógicas a partir de estratégias que deem espaço para a mobilização dos saberes construídos pela população negra, para a elaboração de uma leitura crítica da realidade racial na escola e na sociedade como um todo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectSociology teachingpt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA educação das relações étnico-raciais e a sociologia escolar no novo ensino médio: reflexões a partir da pesquisa-açãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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