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dc.contributor.advisor1Silva, Anderson Pires da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Magaldi, Carolina Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5835701671468672pt_BR
dc.contributor.referee2Izabel, Tomaz Amorim Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4805211374545553pt_BR
dc.creatorBarreiros, Isabela Pasqualini-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7372040108263795pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-05T12:31:54Z-
dc.date.available2024-01-31-
dc.date.available2024-02-05T12:31:54Z-
dc.date.issued2023-08-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16599-
dc.description.abstract-From the publication in 2019 of A Metamorfose, by Franz Kafka, illustrated by Lourenço Mutarelli, initiating the current master thesis. Although the awakening of concerned dreams of Gregor Samsa morphed into a monstrous insect is a global reach, Lourenço Mutarelli’s illustrations present Kafka’s novella offering a non- included part of the author of Praga, the process of the main character’s metamorphosis. For this purpose, Lourenço Mutarelli’s intentions are analyzed, embracing the feelings and emotions through the corporal language of the images; as well the publisher aim, enjoying the illustrations of what would be a preface, throughout the pages; finally, the relation between the visual representations and the novella A Metamorfose, tracing and weaving the problems faced by the main character Gregor Samsa and his transformation. Therefore, our main goal is analyze the relation text-image of this edition, looking for possible influences through the interpretation and perspective of the text that could result in new relevances for the reading of a classical book, especially as of Jacques Derrida’s idea of supplementation, the reading of Kafka and his texts by Mairowitz and Crumb (2006) and by Malcolm Bradbury (1989), Pisani’s guidance (2012) in terms of Mutarelli’s traces and poetic, Guattari and Deleuze’s analysis related to Kafka’s literary works, Camus’ absurd (2008), Santaella’s semiotic sphere (2012), and Genette’s paratexts (2012). Thus, we have concluded that there is autonomy of illustrations when we think they don’t complement The Metamorphosis, they are Mutarelli’s graphic reading about the process of Gregor’s metamorphosis, resulting in a graphic narrative, until then, unprecedented. Kafka’s work, certainly, is full, however, Mutarelli’s illustrations created an intrinsic bond with the textual narrative, the supplementation of The Metamorphosis.pt_BR
dc.description.resumoA partir da publicação de 2019 de A Metamorfose, de Franz Kafka, ilustrada por Lourenço Mutarelli, tem-se início a presente dissertação. Embora seja de alcance mundial o despertar de sonhos intranquilos de Gregor Samsa metamorfoseado em inseto monstruoso, as ilustrações de Lourenço Mutarelli presenteiam a novela de Kafka oferecendo um recorte não incluído do autor de Praga, o processo de metamorfose do protagonista. Para tanto, são analisados a intenção do ilustrador Lourenço Mutarelli, abarcando os sentimentos e as emoções através da linguagem corporal das imagens; o intuito da editora, dispondo as ilustrações do que seria um prefácio, ao longo das páginas do livro; e, por fim, a relação dessas representações visuais e a novela A Metamorfose, traçando e trançando os problemas enfrentados pelo protagonista Gregor Samsa e sua transformação. Em vista disso, nosso principal objetivo é analisar a relação texto- imagem desta edição, buscando possíveis influências na interpretação e na perspectiva do texto que podem gerar novas relevâncias para a leitura deste clássico, principalmente a partir da ideia de suplementação de Jacques Derrida, as leituras sobre Kafka e seus textos por Mairowitz e Crumb (2006) e por Malcolm Bradbury (1989), o auxílio de Pisani (2012) quanto aos traços e poética de Lourenço Mutarelli, as análises de Deleuze e Guattari (2017) em relação às obras kafkianas, o absurdo de Camus (2008), o âmbito semiótico de Santaella (2012) e os paratextos textuais de Genette (2012). Concluímos, assim, que há autonomia das ilustrações ao pensarmos que elas não complementam A Metamorfose, e sim são uma leitura gráfica de Mutarelli sobre o processo de transformação de Gregor Samsa, gerando uma narrativa gráfica, até então, inédita. A obra de Kafka, decerto, é plena, porém, as ilustrações de Mutarelli criaram vínculo intrínseco com a narrativa textual, a suplementação de A Metamorfose (2019).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectLourenço Mutarellipt_BR
dc.subjectFranz Kafkapt_BR
dc.subjectIlustraçõespt_BR
dc.subjectMetamorfosept_BR
dc.subjectLeitura gráficapt_BR
dc.subjectIlustrationspt_BR
dc.subjectMetamorphosispt_BR
dc.subjectGraphic readingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleAs ilustrações de Lourenço Mutarelli como leitura gráfica em A Metamorfose, de Franz Kafkapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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