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dc.contributor.advisor1Fois-Braga, Humberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Alexandre Graça-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Lucas Esperança da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee3Tolentino, Eliana da Conceição-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee4Sacramento, Ozana Aparecida do-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorCouto, Taciane Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9669669673228120pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-02T13:59:15Z-
dc.date.available2024-02-02-
dc.date.available2024-02-02T13:59:15Z-
dc.date.issued2023-09-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16592-
dc.description.abstractThis thesis conducts an analysis of the work Uma Viagem à Índia (2010) by the Portuguese writer Gonçalo M. Tavares, focusing on intertextuality and the theme of the travel. The book emerges from the author's strategies to revisit literary tradition and the canon, promoting an intertextual game with Os Lusíadas (1572) by Luís de Camões . It is evident that in Uma Viagem à Índia, the travel multiplies and unfolds from the one that originated from the famous "Ocidental praia Lusitana" mentioned in Camões epic poem. The analysis points out that the use of the epic form also plays an essential role in the construction of the character in Bloom's story, which in itself translates the dialogue with tradition and also points out that he departs from Lisbon towards India, driven by the desire for forgetting and wisdom. Thus, the thesis highlights that Tavares’ work consists of a triple travel. Firstly, an intertextual travel through literature itself, especially with the intertextual network with Camões , which establishes a parricide tension between breaking with tradition and simultaneously revering it. Secondly, a physical travel undertaken by Bloom, following a route distinct from that traced in Os Lusíadas, while reflecting on the history narrated by Camões and, by extension, Portugal’s history. Thirdly, an inner or psychological journey that represents Melancolia contemporânea (um itinerário), reflecting the feelings of the protagonist, who already embarks afflicted by melancholy, as a state of mind. In this analysis, it is observed that Bloom's travel deviates from the one made in Os Lusíadas and points to a sort of anti-bildungsroman, reflecting that at the end of the travel, he does not harmonize with the world, because Bloom does not flourish. Thus, this study points out that when we read the tourist (Bloom) from the perspective of the hero, following the conjectures of the hero's journey by Campbell ([1949], 1995), the travel literature text does not always align with this ideology, culminating in the narrative's conclusion with the suspension or denial of the transformation ritual.pt_BR
dc.description.resumoA presente tese realiza uma análise da obra Uma Viagem à Índia (2010), do escritor português Gonçalo M. Tavares, sob o prisma da intertextualidade e da temática da viagem. O livro resulta das estratégias do autor em revisitar a tradição literária e o cânone, promovendo um jogo intertextual com Os Lusíadas (1572), de Luís de Camões . É evidenciado que, em Uma Viagem à Índia, a viagem se multiplica e se desdobra a partir daquela que teve origem na célebre "Ocidental praia Lusitana", mencionada no poema épico de Camões . A análise aponta que o uso da forma épica também desempenha um papel essencial na construção da história do personagem Bloom que, por si, já traduz o diálogo com a tradição, e que parte de Lisboa rumo à Índia, impulsionado pelo desejo de esquecimento e sabedoria. Deste modo, a tese destaca que a obra se constitui em uma tríplice viagem: primeiramente, uma viagem intertextual por meio da própria literatura, especialmente com a rede intertextual com Camões , que estabelece uma tensão parricida entre romper com a tradição e, simultaneamente, reverenciá-la; em segundo lugar, uma viagem física realizada por Bloom, seguindo uma rota distinta daquela traçada em Os Lusíadas, ao passo em que reflete sobre a história narrada por Camões , e por extensão a de Portugal; em terceiro lugar, uma viagem interior ou psicológica, que representa a Melancolia contemporânea (um itinerário), refletindo os sentimentos do protagonista, que já parte acometido por tal estado da alma. Nessa análise, é observado que a viagem de Bloom se afasta daquela feita em Os Lusíadas e aponta para uma espécie de antibildungsroman, visto que, ao final da viagem, ele não se harmoniza com o mundo, pois Bloom não floresce. Dessa forma, este estudo assinala que, ao lermos o turista (Bloom) pela perspectiva do herói, conforme as conjeturas de jornada do herói de Campbell ([1949], 1995), o texto de literatura de viagem nem sempre se alinha a esse ideário, culminando no desfecho da narrativa com a suspensão ou negação do ritual de transformação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectViagempt_BR
dc.subjectAnti-bildungsromanpt_BR
dc.subjectOs Lusíadaspt_BR
dc.subjectUma viagem à Índiapt_BR
dc.subjectIntertextualitypt_BR
dc.subjectTravelpt_BR
dc.subjectAnti-bildungsromanpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleTrajetos literários em perspectiva: entre a épica camoniana e a reescrita contemporânea na obra Uma Viagem à Índia, de Gonçalo M. Tavarespt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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