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dc.contributor.advisor1Rodrigues, Rubens Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2742561480615281pt_BR
dc.contributor.referee1Volpe, Geruza Cristina Meirelles-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5478898364768757pt_BR
dc.contributor.referee2Torres, Mariana Cassab-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6048906588257879pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5864434458843035pt_BR
dc.contributor.referee4Oliveira, Rita de Cássia-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorMartins, Airam Regina de Aquino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7036871580801851pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-24T12:23:06Z-
dc.date.available2024-01-24-
dc.date.available2024-01-24T12:23:06Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16539-
dc.description.abstractThis research aimed to highlight the ideological foundations of curricular proposals for the education of young people and adults within three Brazilian capitals. Documentary research was carried out on the curricular proposals of Manaus (AM), São Luís (MA) and São Paulo (SP). The analysis process was carried out from a critical perspective. Although the process of reviewing/preparing the proposals has not separated from the alignment with the National Common Curricular Base (BNCC), the research shows that they do not represent simple submission to the Pedagogy of Competences. The analysis reveals that the policies are marked by contradictions, for example, the idea of a non-linear curriculum, dialogue, equity, integral education, inclusion and the notions of competence and skills, matrices of knowledge that expression of neoliberal ideas for education. And it highlights the struggle and resistance as historical marks of Youth and Adult Education in the search for ways to subvert the order and bring pedagogical practices closer to the needs of its subjects.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou evidenciar os fundamentos ideopolíticos das propostas curriculares para a educação de jovens e adultos no âmbito de três capitais Brasileiras. Realizou-se a pesquisa documental das propostas curriculares de Manaus (AM), São Luís (MA) e São Paulo (SP). O processo de análise foi realizado em uma perspectiva crítica. Embora o processo de revisão/elaboração das propostas não tenham se desvencilhado do alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a pesquisa aponta que as mesmas não representam simples submissão à Pedagogia das Competências. A análise revela que as politicas são marcadas por contradições, por exemplo, coexistem na política curricular do município de São Paulo a ideia de currículo não linear, diálogo, equidade, educação integral, inclusão e as noções de competência e habilidades, matrizes de saberes que expressão ideário neoliberal para a educação. E coloca em evidência a luta e a resistência como marcas históricas da Educação de Jovens e Adultos na busca de caminhos para subverter a ordem e aproximar as práticas pedagógicas das necessidades dos seus sujeitospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectPolítica curricularpt_BR
dc.subjectPedagogia das competênciaspt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectCurricular policypt_BR
dc.subjectPedagogy of the competencespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePropostas curriculares para a educação de jovens e adultos: expressões ideopolíticas da política educacional no âmbito dos municípiospt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



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