Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1648
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
joseleandropeters.pdf3.82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Domingues, Beatriz Helena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780136A6pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Célia Aparecida Resende Maia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786928E8pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Juliana Beatriz Almeida de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797305J1pt_BR
dc.creatorPeters, José Leandro-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4455853T7pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-02T12:24:33Z-
dc.date.available2016-05-30-
dc.date.available2016-07-02T12:24:33Z-
dc.date.issued2012-06-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1648-
dc.description.abstractThe aim of the present study was to analyze how Catholic Church in Brazil interpreted and disclosed the image of Nossa Senhora da Conceição Aparecida between 1854 and 1904. The former year was the date of the visit of the Bishop of São Paulo, D. Antônio Joaquim de Mello, to the chapel of virgin in the city of Aparecida. The year of 1904 concerning to the crowning of the virgin as ―Queen of Brazil‖, a period when the memory proposed by Church was consolidated. In his visit to the city in 1854, the bishop D. Antônio proposed to brazilian people a more sacramental devotion, replacing from the Sanctuary the images considered as improper. In the same year, images representing Aparecida as a white virgin appeared, a Project altered in 1870, when the image started being represented as a mestiza. This process of mestizaje of the image is the focus of this work. It is demonstrated the hypothesis that the image presented in 1870 was in line with the new social dynamic found in the country: blacks being considered as a part of ―brazilian people‖ and the wide contingent of immigrants arriving into the country. The changes in ecclesiastic institution were also important in this new discource assumed by the Church; the needing of a nacionality symbol at the end of the XIX century; the relations between ecclesiastics and the members of the State; besides the necessity of the Church to assert a position in this period of new religious and political conceptions that emerged in the national scene. To sum up, Aparecida has to be understood as a result of negociations and not as a imposition.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo da dissertação é discutir de como a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi interpretada e divulgada pela Igreja Católica no Brasil entre 1854 e 1904. A data inicial refere-se à visita do bispo de São Paulo, D. Antônio Joaquim de Mello, à capela da virgem na cidade de Aparecida. Já a final faz referência ao ano em que a virgem foi coroada ―Rainha do Brasil‖, período em que a memória proposta pela Igreja já estava bem afirmada. Em sua visita, em 1854, o bispo D. Antônio propôs uma devoção mais sacramental para os brasileiros, substituindo as imagens do Santuário que ele considerava impróprias. Nesse mesmo ano, surgiram imagens representando Aparecida como uma virgem branca, projeto que foi alterado na década de 1870, quando a imagem passou a ser representada como mestiça. É justamente esse processo de mestiçagem da imagem o foco central deste trabalho. Tento demonstrar a hipótese de que a imagem apresentada em 1870 estava em consonância com a nova dinâmica social encontrada no país: os negros passando a ser considerados como parte integrante do ―povo brasileiro‖ e grande contingente de imigrantes chegando no país. Importantes nesse novo discurso assumido pela Igreja foram também as reformas pelas quais passava a instituição eclesiástica; a necessidade de um símbolo nacional em finais do século XIX; as relações entre os eclesiásticos e os membros do Estado; além da necessidade que a Igreja sentiu, nesse período, de se afirmar frente às novas denominações religiosas e políticas que emergiam no cenário nacional. Em suma, Aparecida é compreendida como resultado de negociações e não de uma imposição.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectNossa Senhora Aparecidapt_BR
dc.subjectTransformações sociopolíticas no final do século XIXpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectNossa Senhora Aparecidapt_BR
dc.subjectSociopolitical transformations in end XIX centurrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleNossa Senhora Aparecida no discurso da igreja católica no Brasil (1854 – 1904)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.