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dc.contributor.advisor1Vieira, Amitza Torres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1496238532596726pt_BR
dc.contributor.referee1Weiss, Denise Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1638503613467825pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Maria das Graças Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0979811416400008pt_BR
dc.creatorSouza, Bruna Carolina de Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7097818749544625pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T15:14:44Z-
dc.date.available2024-01-17-
dc.date.available2024-01-18T15:14:44Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16489-
dc.description.abstractThe objective of this study is to investigate the activity roles performed by conciliators in three preliminary hearings at the Special Criminal Court (JECrim) of a city in the Zona da Mata, Minas Gerais. JECrim is the Brazilian justice institution responsible for prosecuting criminal offenses and crimes of lesser offensive potential, whose sentences do not exceed two years in prison. During the preliminary hearings, those involved persons have the opportunity to reach an agreement among themselves or with the Public Prosecutor's Office. This dissertation aims to contribute to the understanding of the professional practices of conciliators in these institutional meetings. For analytical purposes, we employed the principles of Interactional Sociolinguistics (GUMPERZ, 1982; 1999; GOFFMAN, [1964] 1998; [1979] 1998), role theory (SARANGI, 2010; 2011, 2014) and institutional talk-in-interaction (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, [1974] 2003; DREW; HERITAGE, 1992). The methodology is qualitative and interpretative (DENZIN; LINCOLN, 2006), based on a case study (YIN, 2015). The audiences selected for analysis, entitled A Briga, Calúnia and CNH, were audio recorded and transcribed according to the Jefferson transcription model (LODER, 2008). The analysis reveals that conciliators assume the roles of arguer, instructor, and controller, all oriented towards fulfilling the institutional mandate (MAYNARD, 1984). The role of arguer emerges in all audiences, but the order of interaction influences the extent and type of support presented in the argumentative sequences. The role of instructor is associated with tasks relevant to the institutional context of the Court, while the role of controller is linked to managing the interaction, both made relevant due to the mastery of knowledge demonstrated by the participants in the speech-in-interaction. Thus, all activity roles emerge as responses to the interactional order in audiences.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é investigar os papéis de atividade desempenhados pelos conciliadores em três audiências preliminares no Juizado Especial Criminal (JECrim) de uma cidade na região da Zona da Mata de Minas Gerais. O JECrim é o órgão da justiça brasileira responsável por processar infrações penais e crimes de menor potencial ofensivo, cujas penas não ultrapassem dois anos de prisão. Durante as audiências preliminares, os envolvidos têm a oportunidade de chegar a um acordo entre si ou com o Ministério Público. Esta dissertação pretende contribuir para a compreensão das práticas profissionais de conciliadores nesses encontros institucionais. Para efeito de análise, recorremos aos pressupostos da Sociolinguística Interacional (GUMPERZ, 1982; 1999; GOFFMAN, [1964] 1998; [1979] 1998), da teoria dos papéis (SARANGI, 2010; 2011, 2014) e da fala-em-interação institucional (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, [1974] 2003; DREW; HERITAGE, 1992). A metodologia é de cunho qualitativo e interpretativo (DENZIN; LINCOLN, 2006), fundamentada em estudo de caso (YIN, 2015). As audiências selecionadas para análise, denominadas A briga, Calúnia e CNH, foram gravadas em áudio e se encontram transcritas de acordo com o modelo Jefferson de transcrição (LODER, 2008). A análise mostra que os conciliadores desempenham os papéis de argumentador, instrutor e controlador, todos orientados para o cumprimento do mandato institucional (MAYNARD, 1984). O papel de argumentador emerge em todas as audiências, mas a ordem da interação influencia na extensão e na tipologia das sustentações apresentadas nas sequências argumentativas. O papel de instrutor está associado à realização de tarefas pertinentes ao contexto institucional do Juizado, enquanto o papel de controlador está ligado ao gerenciamento da interação, ambos tornados relevantes devido ao domínio de conhecimentos demonstrado pelos participantes na fala-em-interação. Assim, todos os papéis de atividade emergem como respostas à ordem interacional nas audiências.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPapel de atividadept_BR
dc.subjectFala-em-interação institucionalpt_BR
dc.subjectJuizado Especial Criminalpt_BR
dc.subjectActivity rolept_BR
dc.subjectInstitutional talk-in-interactionpt_BR
dc.subjectSpecial Criminal Courtpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleOs papéis de atividade em audiências no juizado especial criminalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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