https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16483
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
leandradacostaoliveira.pdf | 1 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Prado, Suzana Vargas Lima do | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2754895922389078 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rocha, Juliano Guerra | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1944535179478135 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Leandra da Costa | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-16T14:51:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-04 | - |
dc.date.available | 2024-01-16T14:51:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16483 | - |
dc.description.abstract | The literary reading refers to the process of appropriation of literature as a literary construction of meanings (Cosson, 2006). The literary reading needs the school to materialize, that is, it demands four fundamental characteristics: direct contact of the reader with the work; construction of a community of readers; expansion of the literary repertoire; and reader participation in systematized activities aimed at the development of literary competence. To clarify this thesis, it defined as theoretical foundation the studies of Cosson (2006; 2012); Bajour (2012); Colomer (2007); Soares (2020), among others. The following objectives were chosen for the research: (i) to identify the contests for basic education professionals with awards for literary reading practices; (ii) to identify good practices of teaching literary reading described by teachers of Brazilian public schools; (iii) to discuss the theoretical and methodological principles underlying these practices. The methodological approach adopted was the documentary analysis and the contest chosen to collect the data was the Teachers of Brazil Award, held by the Ministry of Education from 2005 to 2018. The materials consisted of a set of eighteen reports of experience of teachers of Early Childhood Education and Elementary School I. The analysis of the data described the practices of teaching literary reading, organizing them according to the four fundamental characteristics described by Cosson (2006). It is concluded that the experience reports analyzed articulated powerful practices of literary reading, contributing to the formation of autonomous readers. | pt_BR |
dc.description.resumo | O letramento literário diz respeito ao processo de apropriação da literatura enquanto construção literária de sentidos (Cosson, 2006). O letramento literário precisa da escola para se concretizar, isto é, ele demanda quatro características fundamentais: contato direto do leitor com a obra; construção de uma comunidade de leitores; ampliação do repertório literário; e participação do leitor em atividades sistematizadas voltadas para o desenvolvimento da competência literária. Para esclarecer essa tese, definiu-se como fundamentação teórica os estudos de Cosson (2006; 2012); Bajour (2012); Colomer (2007); Soares (2020), entre outros. A seguir foram eleitos os seguintes objetivos para a pesquisa: (i) levantar quais são os concursos com premiação destinados a profissionais de educação básica às práticas de leitura literária; (ii) identificar boas práticas de ensino da leitura literária descritas por professores de escolas públicas brasileiras; (iii) discutir os princípios teórico-metodológicos subjacentes a essas práticas. A abordagem metodológica adotada foi a análise documental e o concurso escolhido para recolher os dados foi o Prêmio Professores do Brasil, realizado pelo Ministério da Educação no período de 2005 a 2018. Os materiais foram constituídos por um conjunto de dezoito relatos de experiência de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. A análise dos dados descreveu as práticas de ensino de leitura literária, organizando-as conforme as quatro características fundamentais descritas por Cosson (2006). Conclui-se que os relatos de experiência analisados articularam práticas de letramento literário potentes, contribuindo para a formação de leitores autônomos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | literatura | pt_BR |
dc.subject | formação leitora | pt_BR |
dc.subject | comunidade de leitores | pt_BR |
dc.subject | prêmio professores do Brasil | pt_BR |
dc.subject | literary literature | pt_BR |
dc.subject | children’s literature | pt_BR |
dc.subject | literature | pt_BR |
dc.subject | reading education | pt_BR |
dc.subject | community of readers | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Boas práticas de letramento literário: o prêmio professores do Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License