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dc.contributor.advisor1Antunes, Katiuscia Cristina Vargas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7309708713801729pt_BR
dc.creatorSilva, Quézia Maria da-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-09T12:25:26Z-
dc.date.available2023-11-30-
dc.date.available2024-01-09T12:25:26Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16440-
dc.description.abstractThe present work aimed to investigate how initial training has been taking place, in the degree in Pedagogy at the Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), with regard to the approach to themes that include inclusion in education. To this end, a bibliographic survey was carried out on the concept of inclusion in education, in addition to the analysis of documents, namely: the Education Guidelines and Bases Law, the Brazilian Inclusion Law, the National Guidelines for Teacher Training, the Project Institutional Policy for UFJF Degrees and institutional documents relating to the UFJF Pedagogy course. The article also brings a reflection on Inclusive Education, pointing out that there are still many barriers to be overcome in order to implement public policies that, in a way, work very well in theory, but in practice are still far from the reality of what teachers and students with disabilities experience within schools. In relation to the Pedagogy course, we concluded that the discussion on Inclusive Education is restricted to the subjects that address this topic, namely: Education and Diversity I and Brazilian Sign Language (LIBRAS). In this way, students experience training in a very restricted area.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo investigar como vem se dando a formação inicial, na licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no que tange a abordagem de temáticas que contemplem a inclusão na educação. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o conceito de inclusão em educação, além da análise de documentos, quais sejam: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Lei Brasileira de Inclusão, as Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores, o Projeto Político Institucional das Licenciaturas da UFJF e documentos institucionais referentes ao curso de Pedagogia da UFJF. O artigo traz, também, uma reflexão sobre a Educação Inclusiva, apontando que ainda existem muitas barreiras a serem superadas para concretização das políticas públicas que, de certa forma, funcionam muito bem na teoria, mas na prática ainda se encontram distante da realidade do que os docentes e os estudantes com deficiência vivenciam dentro das escolas. Em relação ao curso de Pedagogia concluímos que a discussão sobre Educação Inclusiva se encontra restrita às disciplinas que abordam esse tema, sendo elas: Educação e Diversidade I e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Desta forma, os e as estudantes vivenciam uma formação na área muito restrita.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectUFJFpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectUFJF pedagogypt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA formação docente na Educação Inclusiva: um olhar sobre o curso de pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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