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dc.contributor.advisor1Oliveira Júnior, Lourival Batista de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7973732333120150pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Filipe de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8654437594345629pt_BR
dc.creatorCurbani, Mariana Vilela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1194577062239600pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-08T13:18:03Z-
dc.date.available2023-12-20-
dc.date.available2024-01-08T13:18:03Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16425-
dc.description.abstractNeoliberalism is an ideological phenomenon that has been indispensable for understanding the conduct of economic policy in the periphery and center of capitalism since the 80s. The aim of this paper is to analyze, in a descriptive and exploratory way, the trajectory of Brazilian educational policies under the ideological influence of neoliberalism and financialism, from the government of Fernando Henrique Cardoso (FHC) to the present national situation. The data supporting both the conditions for the expansion of this market and the socio-economic impacts resulting from this process will be taken from the Higher Education Census, a product of the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). The conclusion is that the current policy of expanding higher education in Brazil needs to be reviewed in order to build a sovereign development project for the country.pt_BR
dc.description.resumoO neoliberalismo é um fenômeno ideológico indispensável para a compreensão da condução da política econômica na periferia e no centro do capitalismo desde os anos 80. O presente trabalho tem como objetivo, de forma descritiva e exploratória, analisar a trajetória das políticas educacionais brasileiras sob influência ideológica de cunho neoliberal e financista a partir do Governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC) até a presente conjuntura nacional. Os dados que sustentam tanto as condições da expansão desse mercado quanto os impactos socioeconômicos decorrentes de tal processo serão extraídos dos Censos da Educação Superior, produto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Conclui-se que a atual política de expansão da educação superior no Brasil precisa ser revista na construção de um projeto de desenvolvimento soberano para o país.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectConsenso de Washingtonpt_BR
dc.subjectWashington Consensuspt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectNeoliberalismpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleO impacto ideológico neoliberal ao mercado privado de educação superior no Brasil: um panorama a partir do Consenso de Washingtonpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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