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dc.contributor.advisor1Dutra, Rogéria Campos de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6900507008311334pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elizabeth Murilho da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Raphael Bispo dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5277301866495081pt_BR
dc.contributor.referee3Amaral, Adriana Facina Gurgel do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1031649453998211pt_BR
dc.contributor.referee4Costa, Sandra Regina Soares da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5968311783609695pt_BR
dc.creatorBove, Adrielle Luchi Coutinho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9446668207148980pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-03T13:36:47Z-
dc.date.available2024-01-01-
dc.date.available2024-01-03T13:36:47Z-
dc.date.issued2023-10-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16371-
dc.description.abstractThe present doctoral research aimed to investigate the theme 'music and the city,' drawing theoretical and methodological inspiration from Magnani's work on the neo-esoteric urban circuit. The main interest revolves around the trajectories of live performance musicians in the city, following their experiences and how they construct their artistic presentations in the spaces within the city of Juiz de Fora, MG. Understanding the musical phenomenon as an action that involves musicality, aesthetics, performance, audiences, tastes, and social relationships, it is evident that urban spaces cannot be seen merely as backdrops but as active places in the construction of what has been defined here as 'musica urbis,' composed of musical landscapes that are constructed and reconstructed daily within the urban dynamics. To achieve these objectives, ethnography and netnography were the primary theoretical and methodological tools used for the investigation. The former allowed for participant observation in the city's musical spaces, including the recording of accounts and the capture of images to illustrate the studied environment, while the latter facilitated the tracking of interaction online between the artist subjects and the audience, especially on social media. The ethnographic/netnographic focus of this research corresponds to one of the musical flows in the city, specifically artists and spaces within the middle-class, progressive, and leftleaning (in political aspects) context of Juiz de Fora. The thesis is then divided into four parts: theoretical orientation, the approach to fieldwork and data construction, presentation of collected data, and finally, the analysis. Thus, the research seeks to contribute to the understanding of musical life in Juiz de Fora, exploring artists, spaces, and the cultural and social impact of these artistic expressions on the city.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa de doutorado objetivou investigar o tema "música e cidade", se inspirando teórico-metodologicamente na obra de Magnani sobre o circuito neo-esotérico urbano. O principal interesse versa sobre as trajetórias dos/as músicos/as de performance ao vivo na cidade, acompanhando suas experiências e como constroem suas apresentações artísticas nos espaços na cidade de Juiz de Fora-MG. Entendendo o fenômeno musical como ação que envolve musicalidade, estética, performance, público, gostos e relações sociais, percebe-se que os espaços urbanos não podem ser vistos como apenas cenários, mas como lugares ativos na construção do que aqui foi definido como “musica urbis”, composta por paisagens musicais que são construídas e reconstruídas cotidianamente na dinâmica urbana. Para alcançar tais objetivos, a etnografia e a netnografia foram as principais ferramentas teórico-metodológicas utilizadas para se fazer a investigação, a primeira possibilitou a observação participante nos espaços musicais da cidade, incluindo o registro de relatos e a captura de imagens para ilustrar o ambiente estudado, e com a segunda pode-se acompanhar a interação no ambiente online entre os sujeitos artistas com o público, principalmente nas redes sociais. O recorte etnográfico/netnográfico da presente pesquisa corresponde a um dos fluxos musicais da cidade, no caso, artistas e espaços da classe média, progressista e de esquerda (em aspectos políticos) juizforana. A tese é então dividida em quatro partes: a orientação teórica, a abordagem do trabalho de campo e construção de dados, apresentação dos dados coletados e, por fim, a análise. Assim, a pesquisa busca contribuir para o entendimento da vida musical em Juiz de Fora, explorando artistas, espaços e o impacto cultural e social dessas expressões artísticas na cidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectPaisagens musicaispt_BR
dc.subjectRede sociaispt_BR
dc.subjectCitypt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectMusical landscapespt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleMusica Urbis: um olhar antropológico sobre a vida musical na cidade de Juiz de Fora, MGpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais (Teses)



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