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dc.contributor.advisor1Zanini, Alexandre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8405561164951777pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Rafael Morais de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1176395684123466pt_BR
dc.creatorMartins, Lucas Vieira-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-19T22:23:06Z-
dc.date.available2023-12-11-
dc.date.available2023-12-19T22:23:06Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16345-
dc.description.abstractThis work aims primarily to expose the reflections of the pandemic on Brazilian e-commerce. Presenting throughout its development from its origin to the characteristics and evolution of this sector in the country, in addition to addressing the national economic context. Not limiting itself to an overview, the research encourages reflection on the need to deepen understanding and progress in studies that expand the possibilities of this segment. The preparation of the monographic work was based on na extensive literature review, with information collected by the main institutions in the sector. It can be concluded that e-commerce was already experiencing growth and proving to be promising, but the pandemic accelerated this process. Restrictions resulted in a significant influxo f consumers and companies into the online commerce, a kind of migration, and both should maintain this habit even with the easing of restrictive measures. Currently, despite showing signs of stabilization, the sextor is at a much higher level than before, with less impressive growth rates. These data reveal the importance of this modality for the country´s economy before, during, and after the pandemic.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal expor os reflexos da pandemia no ecommerce brasileiro. Este setor é apresentado ao longo do seu desenvolvimento desde a sua origem até as características e evolução desse setor no país, além de abordar o contexto econômico nacional. Não limitando-se a um panorama, a pesquisa incentiva a reflexão sobre a necessidade de aprofundar o entendimento e progredir em estudos que ampliem as possibilidades desse segmento. A elaboração do trabalho monográfico fundamentou-se em uma ampla revisão de literatura, com informações coletadas pelas principais instituições do segmento. É possível concluir que o ecommerce já experimentava crescimento e mostrava ser promissor, mas a pandemia acelerou esse processo. As restrições resultaram em uma entrada expressiva de consumidores e empresas no comércio online, uma espécie de migração, e ambos devem manter esse hábito mesmo com a flexibilização das medidas restritivas. Atualmente, apesar de mostrar sinais de estabilização, o setor se apresenta em um patamar muito acima do anterior à pandemia, com taxas de crescimento menos expressivas. Esses dados revelam a importância dessa modalidade para a economia do país antes, durante e depois da pandemia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectE-commercept_BR
dc.subjectE-commercept_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectRetailpt_BR
dc.subjectImpacto pandemiapt_BR
dc.subjectImpacts of the pandemicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleReflexos da pandemia no e-commerce brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas - Campus JF - TCC Graduação



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