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dc.contributor.advisor1Pinto, Vicente Paulo dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7127738828178155pt_BR
dc.contributor.referee1Torres, Clarice Cassab-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4457832224708644pt_BR
dc.contributor.referee2Guerra, Emerson Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1758570089615206pt_BR
dc.creatorOliveira, Fernanda Ciriaco de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7118089860060635pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-15T12:51:23Z-
dc.date.available2023-12-14-
dc.date.available2023-12-15T12:51:23Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16334-
dc.description.abstractQuilombos in Brazil signify not only territories laden with memory but also bastions of resistance, encompassing both pre-colonial and post-colonial communities. They manifest a wide array of forms of struggle and territorial evolution that span physical and cultural dimensions. These spaces stand out as pivotal elements for critical approaches within the realm of decolonial geographies. In this context, a crucial discourse emerges regarding quilombos as a social movement seen through the lens of "quilombism," a concept that seeks an understanding devoid of colonial racist residues. The objective is to grasp the ancestral and cultural potentials interwoven in the construction and preservation of quilombo territories. To achieve this end, this study focused on the Quilombola Community of Boa Esperança-Areal, situated in the state of Rio de Janeiro. Gathering the essential data to underpin the development of this study involved a comprehensive process. Interviews and careful observations were conducted, with perceptions analyzed qualitatively and documented. These analyses extended beyond the local scope of Boa Esperança, aiming to contextualize on a national scale. This holistic approach enabled the identification of the intricate processes of quilombo territorial formation and recognition at a national level. The intrinsic significance of land and the ongoing struggle for its possession and maintenance became evident throughout the study. The conducted analyses shed light not only on existence but also on the enduring resilience of quilombola communities across diverse contexts. Hence, this study not only unveils the richness of these peoples' histories but also contributes to a deeper comprehension of the social and cultural dynamics that permeate Brazilian quilombos.pt_BR
dc.description.resumoOs quilombos no Brasil representam não apenas territórios carregados de memória, mas também fortalezas de resistência, abarcando povos tanto pré-coloniais quanto pós-coloniais. Eles manifestam uma ampla gama de formas de luta e evolução territorial, que englobam dimensões físicas e culturais. Esses espaços se destacam como elementos centrais para abordagens críticas no âmbito das geografias negras decoloniais. Nesse contexto, emerge a discussão crucial sobre o quilombo como um movimento social através da lente do "quilombismo", conceito que busca uma compreensão desprovida dos ranços racistas coloniais. O objetivo é apreender as potencialidades ancestrais e culturais negras que se entrelaçam na construção e preservação dos territórios quilombolas. Para alcançar tal fim, este estudo concentrou-se na Comunidade Quilombola de Boa Esperança-Areal, localizada no estado do Rio de Janeiro. A coleta dos dados essenciais para embasar o desenvolvimento desse estudo envolveu um processo abrangente. Foram realizadas entrevistas e observações cuidadosas, cujas percepções foram analisadas de forma qualitativa e documentadas. Essas análises não se limitaram apenas ao âmbito local de Boa Esperança, mas também buscaram contextualizar-se em escala nacional. Essa abordagem holística permitiu identificar os complexos processos de formação e reconhecimento dos territórios quilombolas em nível nacional. A relevância intrínseca da terra e da constante luta pela sua posse e manutenção tornou-se evidente ao longo do estudo. As análises realizadas lançam luz não somente sobre a existência, mas também sobre a resiliência em constante renovação das comunidades quilombolas em diversos contextos. Dessa forma, o estudo não apenas revela a riqueza das histórias desses povos, mas também contribui para um entendimento mais profundo da dinâmica social e cultural que permeia os quilombos brasileiros.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuilombopt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectAncestralidadept_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectContracolonialidadept_BR
dc.subjectQuilombopt_BR
dc.subjectTerritorypt_BR
dc.subjectAncestrypt_BR
dc.subjectSocial movementspt_BR
dc.subjectCountercolonialitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleO território da comunidade quilombola de Boa Esperança- Areal(RJ): percepções materiais e imateriaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (Dissertações)



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