Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16300
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
eduardanogueiravieira.pdf3.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Batella, Wagner Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7454170339374328pt_BR
dc.contributor.referee1Torres, Clarice Cassab-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4457832224708644pt_BR
dc.contributor.referee2Miyazaki, Vitor Koiti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6624706951578273pt_BR
dc.creatorVieira, Eduarda Nogueira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5170803748726415pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-07T16:22:10Z-
dc.date.available2023-12-06-
dc.date.available2023-12-07T16:22:10Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16300-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the interconnection between social class and urban space, focusing on the realm of consumption, using the city of Juiz de Fora as a study context. The research investigates the formation and ascent of the Brazilian middle class, exploring how their habits and consumption patterns influence their identification within the social structure. The study highlights the phase of entry of a new segment of individuals into the Brazilian middle class in the early 2000s, during a period of economic growth in the country. In the face of this change in social structure, space also undergoes significant transformations. Shopping Center developments emerge to cater to potential consumers, accompanied by consequent urban reordering. The focus of this research is the Independência Shopping in Juiz de Fora, which arises in this context and will be the locus of our analysis. The rise of new members to the middle class, along with the proliferation of consumption spaces aimed at this new demand, drives changes in the habits of these individuals and results in reconfigurations of spaces within the city. This illustrates one of the ways in which the issue of class operates in space, as this spatial reclassification benefits some groups at the expense of others. This characteristic can be observed in the development of this research through fieldwork with data collection and surveys. Therefore, this work addresses one fact of the class struggle in urban space, with a focus on the middle class and the consumption space of the Independência Shopping in the city of Juiz de Fora.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a interligação entre classe social e espaço urbano, com foco sobre o âmbito do consumo, utilizando a cidade de Juiz de Fora como contexto de estudo. A pesquisa investiga a formação e a ascensão da classe média brasileira, explorando como seus hábitos e padrões de consumo influenciam sua identificação dentro da estrutura social. O trabalho destaca a fase de entrada de uma nova parcela de sujeitos na classe média brasileira no início dos anos 2000, durante um período de aquecimento econômico do país. Diante dessa mudança na estrutura social, o espaço também passa por transformações significativas. Surgem empreendimentos de Shopping Centers, que visam atender aos potenciais consumidores, acompanhados por reordenações urbanas consequentes. O foco desta pesquisa é o Independência Shopping de Juiz de Fora, que surge nesse contexto e é o lócus para nossa análise. A ascensão de novos membros à classe média, juntamente com a proliferação de espaços de consumo direcionados para atender essa nova demanda, impulsiona mudanças nos hábitos desses sujeitos e resulta em reconfigurações dos espaços dentro da cidade. Isso ilustra uma das formas pelas quais a questão de classes opera no espaço, pois há, nessa reclassificação espacial, o beneficiamento de alguns grupos em detrimento de outros. Tal característica pode ser observada no desenvolvimento desta pesquisa por meio de trabalhos de campo com coletas e levantamento de dados. O presente trabalho, portanto, aborda uma das faces da disputa de classes no espaço urbano, tendo como contexto a classe média e o espaço de consumo do Independência Shopping, na cidade de Juiz de Fora.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectClasse socialpt_BR
dc.subjectClasse médiapt_BR
dc.subjectEspaço urbanopt_BR
dc.subjectShopping centerpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectSocial classpt_BR
dc.subjectMiddle classpt_BR
dc.subjectUrban spacept_BR
dc.subjectShopping mallpt_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleA produção do espaço urbano a partir das práticas de consumo da classe média de Juiz de Fora-MG: uma aproximação com o shopping centerpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons