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dc.contributor.advisor1Schiavon, Laura de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7310926060594088pt_BR
dc.contributor.referee1Feres, Flavia Lúcia Chein-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8054315662265191pt_BR
dc.contributor.referee2Freguglia, Ricardo da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1290479848909932pt_BR
dc.contributor.referee3Campos, Maína Celidônio de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7840923841020213pt_BR
dc.creatorNascimento, Mariana Moura do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1888225465747988pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-01T16:16:10Z-
dc.date.available2023-11-30-
dc.date.available2023-12-01T16:16:10Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16266-
dc.description.abstractThis dissertation examines the causal effects of transportation infrastructure expansion on female labor market outcomes using the case study of the 2014 World Cup in Rio de Janeiro and the 2016 Olympics. We utilize an employer-employee dataset from RAIS, spanning from 2010 to 2018, to analyze changes in employment, unemployment, employer-initiated dismissals, employee-initiated resignations, mutual agreement terminations, weekly hours worked, and weekly wages in firms located near transportation stations. Employing a dynamic differences-in-differences design, we find a substantial increase of 1.86% in female employment in firms located within 2 km of transportation stations post-expansion, with highly skilled women experiencing a larger increase of 2.65%. Despite this positive effect on female employment, the transportation expansion policy does not mitigate employee-initiated separations or mutual agreement terminations, suggesting that additional factors influence women's long-term job tenure.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação examina os efeitos causais da expansão da infraestrutura de transporte nos resultados do mercado de trabalho feminino usando o estudo de caso da Copa do Mundo de 2014 no Rio de Janeiro e dos Jogos Olímpicos de 2016. Utilizamos um conjunto de dados empregador-empregado da RAIS, entre 2010 e 2018, para analisar mudanças nas variáveis de emprego, desemprego, demissão por iniciativa do empregador, demissão por iniciativa do trabalhador, demissão por acordo, horas semanais trabalhadas e salário semanal em empresas localizadas próximas às estações de transporte. Empregando um design dinâmico de diferenças em diferenças, encontramos um aumento substancial de 1,86% no emprego feminino em empresas localizadas a até 2 km das estações de transporte após a expansão, sendo que mulheres altamente qualificadas experimentaram um aumento maior de 2,65%. Apesar desse efeito positivo sobre o emprego feminino, a política de expansão do transporte não mitiga as separações por iniciativa do trabalhador nem por acordo entre trabalhadores e empregados, sugerindo que existem fatores adicionais que influenciam a permanência de mulheres no emprego a longo prazo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectPolítica de transportept_BR
dc.subjectResultados do mercado de trabalhopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectTransportation policypt_BR
dc.subjectLabor market outcomespt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleDoes transportation infrastructure growth improve women’s labor market outcomes? Evidence from Rio de Janeiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



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