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dc.contributor.advisor1Carbogim, Fábio da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3024714226224133pt_BR
dc.contributor.referee1Prado, Roberta Teixeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8283968673457231pt_BR
dc.contributor.referee2Coelho, Angélica da Conceição Oliveir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9228583911463623pt_BR
dc.creatorSilva, Marcos Paulo Schlinz e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5165368202151007pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-23T15:13:29Z-
dc.date.available2023-11-22-
dc.date.available2023-11-23T15:13:29Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16248-
dc.description.abstractObjective: to compare whether the visible or invisible presence of the evaluator influences the knowledge and skills of nursing students in a simulated clinical scenario on cardiorespiratory arrest at shockable rhythms in Advanced Life Support. Method: randomized clinical trial, with undergraduate nursing students, between August 2021 and April 2022. The study was carried out in six stages. In the first stage, the sociodemographic questionnaire and the Advanced Life Support test (pre-test) were applied. In the second stage, the theoretical content on cardiorespiratory arrest was offered. In the third, practical activity took place in a clinical simulation laboratory. The fourth corresponded to the moment of dispersion, for study and preparation for the evaluation. In the fifth stage, the checklist was applied to assess skills regarding the recognition and care of shockable rhythms in cardiorespiratory arrest; the Advanced Life Support test (immediate post-test), the Simulation Design scale and the performance of the Debriefing. After 30 days of step five, the sixth step was performed, with the reapplication of the Advanced Life Support test (late post-test). The analysis was performed using Stata software version 16.0. Qualitative variables were presented as absolute and relative frequency and quantitative variables as mean and dispersion measures. As outcomes of interest, the correct answers in the Advanced Life Support Questionnaire. For the distribution of the variables constituted by the score obtained in the areas of shockable rhythms, the Shapiro-Wilk test was applied. Parametric tests for differences in means were adopted, with Student's t test for dichotomous variables and the one-way ANOVA test for polychotomous variables and the Bonferroni method for differences between categories. In the face of non-normal distributions, only the Mann-Whitney test was adopted. The significance level adopted was 5%. Results: 68 students participated in the study, 35 assigned to the experimental group and 33 to the control group. Most were women and were between 22 and 37 years old. As for the theme and methodology of the course, less than 30% had previous experience. Regarding theoretical knowledge, there was an increase in knowledge in both groups (<0.001). Most of the assessments for both groups were found to exceed 4 out of 5 points on the Simulation Design Scale. Conclusion: There were no significant differences between the two groups, so having or not having a visible evaluator in the simulated scenario interfered with the students' performance.pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: comparar se a presença visível ou não visível do avaliador influencia no conhecimento e habilidades de estudantes de enfermagem em um cenário clínico simulado sobre a parada cardiorrespiratória em ritmos chocáveis no Suporte Avançado de Vida. Método: ensaio clínico randomizado, com estudantes de Graduação em Enfermagem, entre agosto de 2021 e abril de 2022. O estudo ocorreu em seis etapas. Na primeira etapa, foram aplicados o questionário sociodemográfico e o teste de Suporte Avançado de Vida (pré-teste). Na segunda etapa, foi ofertado o conteúdo teórico sobre parada cardiorrespiratória. Na terceira, ocorreu atividade prática em laboratório de simulação clínica. A quarta correspondeu ao momento de dispersão, para estudo e preparação para a avaliação. Na quinta etapa, foi realizada aplicação do checklist para avaliar habilidades acerca do reconhecimento e atendimento de ritmos chocáveis na parada cardiorrespiratória; do teste de Suporte Avançado de Vida (pós-teste imediato), da escala de Design da Simulação e a realização do Debriefing. Após trinta dias da etapa cinco, foi realizada a sexta etapa, com a reaplicação do teste de Suporte Avançado de Vida (pós-teste tardio). A análise foi realizada no software Stata, versão 16.0. As variáveis qualitativas foram apresentadas como frequência absoluta e relativa e as variáveis quantitativas como média e medidas de dispersão. Como desfechos de interesse, os acertos no Questionário Suporte Avançado de Vida. Para distribuição das variáveis constituídas pela pontuação obtida nas áreas de ritmos chocáveis, foi aplicado o teste Shapiro-Wilk. Adotaram-se testes paramétricos diferenças de médias, sendo o teste t de Student para variáveis dicotômicas, o teste ANOVA a um fator para variáveis policotômicas e o método de Bonferroni para diferenças entre as categorias. Diante de distribuições não-normais, adotou-se somente o teste de Mann-Whitney. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: participaram do estudo 68 estudantes, designados 35 para o grupo experimental e 33 para o grupo controle. A maioria era composta de mulheres e tinha entre 22 e 37 anos. Quanto à temática e metodologia do curso, menos de 30% tiveram experiências prévias. Em relação ao conhecimento teórico, nos dois grupos houve aumento no conhecimento (<0,001). Foi verificada em sua maioria, para os dois grupos, avaliações que superaram 4 em 5 pontos na Escala de Design da Simulação. Conclusão: Não foi verificada diferenças significativas entre os dois grupos, logo ter ou não ter um avaliador visível no cenário simulado interferiu no desempenho dos estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Enfermagempt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectParada cardíacapt_BR
dc.subjectReanimação cardiopulmonarpt_BR
dc.subjectTreinamento por simulaçãopt_BR
dc.subjectFibrilação ventricularpt_BR
dc.subjectTaquicardia ventricular sem pulsopt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectCardiac arrestpt_BR
dc.subjectCardiopulmonary resuscitationpt_BR
dc.subjectSimulation trainingpt_BR
dc.subjectVentricular fibrillationpt_BR
dc.subjectVentricular tachycardiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.titlePresença de avaliador em cenário clínico simulado de ritmos chocáveis de PCR: ensaio clínico randomizadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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