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dc.contributor.advisor1Silva, Luiz Eduardo Castelões Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5673981788072449pt_BR
dc.contributor.referee1Garzon, Marta Cardoso Castello Branco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6806662091806312pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, José Orlando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489998401989630pt_BR
dc.creatorCarvalho, Alexandre Zuchi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1309348966192311pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-20T11:50:28Z-
dc.date.available2023-11-17-
dc.date.available2023-11-20T11:50:28Z-
dc.date.issued2023-09-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16228-
dc.description.abstractThe main idea of this work is to create an application tool based on mathematical modeling, using computer to support musical analysis. This tool will be developed as part of a future C.A.C software. (Computer Aided Composition) in order to provide assistance to the composer when choosing the musical parameters of his work during the creative process. The analysis tool will offer the composer the musical material in a virtual environment available as matrices, tables, and histograms. Using a collection of existing pieces several musical possibilities should be obtained through mathematical operations based on sampled material. From the original matrices – mapped based on the Sets Theory developed by Allen Forte (1973) in his “The Structure of Atonal Music. – sampled material shall be captured in the sample universe and generates, as Referential Matrices, musical suggestions for the work in the process of music creation. The Sampling data will be obtained from computer music files and several mathematical procedures shall be done to obtain the final product. This dissertation will cover the specifications of the input and output data, the formatting process of matrices and graphs, and a complete description of the procedures to develop the programming code. Examples of several musical analysis results obtained from some chosen pieces, covering different styles and periods, will be presented at the end of this work. Added in annexes, were notes about Set Theory and information regarding the structure and handling of musical files in MIDI format used in computers platforms, to help in theoretical and technical issues. In addition, the attachments also include part of the program in programming language as references.pt_BR
dc.description.resumoA ideia original deste trabalho é criar, através de uma ferramenta baseada em modelamento matemático, um suporte à análise musical utilizando-se de meio computacional. Esta ferramenta irá, futuramente, fornecer subsídios para a construção de um software C.A.C. (Computer Aided Composition – Composição Assistida por Computador) que fornece um suporte para o compositor durante a escolha dos parâmetros musicais da sua obra durante o processo criativo. A ferramenta de análise propõe oferecer ao compositor um ambiente de escolha disponibilizado sob a forma de matrizes, tabelas e gráficos contendo o material musical. As possibilidades são obtida através de operações matemáticas feitas a partir de uma base amostrada de um determinado acervo de peças existentes. A partir das matrizes originais – mapeadas com base na Teoria dos Conjuntos desenvolvida por Allen Forte (1973) – o universo amostral escolhido, irá gerar as matrizes referenciais como sugestão para a obra em processo de criação. Os dados para amostragem são obtidos de arquivos musicais armazenados em computador e, a partir deles, uma série de procedimentos matemáticos são executados para se obter o produto desejado. A dissertação irá abranger as especificações dos dados de entrada e saída, a formatação das matrizes e gráficos e, também uma descrição completa dos procedimentos desenvolvidos para a programação da ferramenta. Ao final serão apresentados exemplos de resultados da análise musical obtida a partir de algumas peças escolhidas, abrangendo diferentes estilos e períodos. Para dar um suporte às questões teóricas e técnicas foram acrescidas, em anexo, apontamentos sobre a Teoria dos Conjuntos e informações referentes a estrutura e o manuseio de arquivos musicais para computador em formato MIDI. Além disto, os anexos contemplam também uma parte do programa escrito em linguagem de programação para ser usado como referência.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectAnálise e composição musicalpt_BR
dc.subjectTeoria dos conjuntospt_BR
dc.subjectFerramenta de informáticapt_BR
dc.subjectMusical analysis and compositionpt_BR
dc.subjectSet theorypt_BR
dc.subjectComputer softwarept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleUm aplicativo de computador para suporte à análise e à composição musicais utilizando a teoria dos conjuntospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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