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dc.contributor.advisor1Sousa, Bruno Stigert de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5440392856722878pt_BR
dc.contributor.referee1Brega, Gabriel Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1279997911051076pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Ana Carolina Pussente-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0656615061064330pt_BR
dc.creatorLeite e Castro, Beatriz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-17T11:37:18Z-
dc.date.available2023-10-02-
dc.date.available2023-11-17T11:37:18Z-
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16200-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze mechanisms for protecting the rights of children and adolescents in the face of artistic child labor on social networks, particularly the professional activities of Child Digital Influencers. The main objective was to examine how the Judiciary, Public Prosecution Service, and Legislative Branch can work towards the realization of the Principle of Integral Protection in this scenario. Initially, the intention was to address situations of civil liability of parents and guardians, but the conclusion was reached by characterizing it as child labor. The historical and normative evolution of the prohibition of child labor was discussed in the national and international context, and the artistic child labor situation in Brazil was contextualized. Differences between artistic expression and labor were explored, as well as social perceptions regarding this type of activity. In the second chapter, the profession of a digital influencer was delved into, and parameters were sought to identify minors engaged in this occupation. In the third chapter, an analysis was conducted on how the Judiciary, Public Prosecution Service, and Legislative Branch can act to ensure the rights of children involved in artistic child labor online. In this process, doctrinal, jurisprudential, and comparative legal research were carried out. The conclusion reached was that the available normative instruments need to be better interpreted by the Judiciary; that the jurisdiction to judge the possibility of artistic child labor on social networks should fall within the scope of Labor Courts; that the Public Prosecution Service should act in a preventive and repressive manner, and that there is a need for specific regulation of the professional activities of minors by the Legislative Branch.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar mecanismos de proteção dos direitos das crianças e adolescentes frente ao trabalho infantil artístico nas redes sociais, notadamente do exercício profissional dos Influenciadores Digitais Mirins. O objetivo principal foi examinar como o Poder Judiciário, Ministério Público e Poder Legislativo podem agir ao encontro da efetivação do Princípio da Proteção Integral nesse cenário. Inicialmente, imaginou-se tratar de situação de responsabilidade civil dos pais e responsáveis, mas a conclusão se deu pela caracterização do trabalho infantil. Foi abordada a evolução histórico-normativa da proibição do trabalho infantil no cenário nacional e internacional, e contextualizado o trabalho infantil artístico no Brasil. Foram exploradas as diferenças entre manifestação e trabalho artístico, bem como as percepções sociais em relação a esse tipo de atividade. No segundo capítulo, aprofundou-se na profissão de influenciador digital e buscaram-se estabelecer parâmetros para identificação de menores realizando esse ofício. No terceiro capítulo, foi realizada análise de como o Poder Judiciário, Ministério Público e Poder Legislativo podem atuar no sentido de garantir os direitos das crianças envolvidas no trabalho infantil artístico online. Nesse processo, foram realizadas pesquisas doutrinárias, jurisprudenciais e de direito comparado. A conclusão a que se chegou foi que os instrumentos normativos disponíveis devem ser melhor interpretados pelo Poder Judiciário; que a competência para julgar a possibilidade do trabalho infantil artístico nas redes sociais deve se dar no âmbito da Justiça do Trabalho; que o Ministério Público deve agir de maneira preventiva e repressiva e que há necessidade de regulamentação específica do exercício profissional dos infantes por parte do poder Legislativo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrabalho infantil artístico onlinept_BR
dc.subjectPrincípio da proteção integralpt_BR
dc.subjectInfluenciador digital mirimpt_BR
dc.subjectDireito da criança e do adolescente à proteção no trabalhopt_BR
dc.subjectOnline artistic laborpt_BR
dc.subjectPrinciple of integral protectionpt_BR
dc.subjectChild digital influencerpt_BR
dc.subjectRights of children and adolescents in work protectionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleInfluenciador digital mirim: trabalho infantil artístico nas redes sociais e a efetivação do Princípio da proteção integralpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Direito - TCC Graduação



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