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dc.contributor.advisor1Almeida, Eduardo Simões de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797699P4pt_BR
dc.contributor.referee1Braga, Marcelo José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798666D3pt_BR
dc.contributor.referee2Corrêa, Wilson Luiz Rotatori-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700938H6pt_BR
dc.creatorGuimarães, Pablo Miranda-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4421889T5pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-02T11:23:35Z-
dc.date.available2016-05-20-
dc.date.available2016-07-02T11:23:35Z-
dc.date.issued2012-04-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1614-
dc.description.abstractThe analysis of regional economic growth and its spatio-temporal dynamics exert a key role on the decision-making of public policies. The first essay is aimed at analyzing the issue about the sensitivity of the values of beta to different scales of subnational units. The results reveal that there is a scale problem in the income convergence analysis both in terms of the coefficient values and in terms of statistical significance. The second essay aims to adopt the spatial multilevel analysis to address the influence of economic infrastructure stocks on the income convergence, as well as to check if the scale problem is solved. The results showed that the road infrastructure has actually impact on the income convergence at the city level. Nevertheless the spatial multilevel analysis was not able to solve the sensitivity of the beta values to different spatial scales.pt_BR
dc.description.resumoA análise do crescimento econômico regional e a sua dinâmica temporal-espacial exercem um papel fundamental na tomada de decisão de políticas públicas. O primeiro ensaio aborda a questão da sensibilidade dos valores do coeficiente β de convergência a diferentes escalas das unidades subnacionais no contexto do Problema da Unidade de Área Modificável (MAUP). Houve a constatação do problema de escala espacial tanto em termos de magnitude dos valores de β quanto em termos de níveis de significância estatística. O segundo ensaio adota a análise multinível espacial com o objetivo de constatar a influência das variáveis de infraestruturas econômicas na convergência de renda, bem como de averiguar se a questão do problema de escala espacial poderia ser solucionada. Os resultados obtidos mostraram que a infraestrutura rodoviária exerce influência na determinação da convergência de renda municipal. Todavia, a análise multinível espacial não foi capaz de solucionar a sensibilidade dos coeficientes β de convergência a modificações nas escalas espaciais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectRendapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleDois ensaios sobre a questão da convergência de renda no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



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