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dc.contributor.advisor1Oliveira, Rita de Cássia-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Alexandrino, Daniela Fantoni de Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Esteves, Thiago de Jesus-
dc.contributor.referee2Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSouza, Walmir Eustáquio de-
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-10T13:10:55Z-
dc.date.available2023-10-09-
dc.date.available2023-10-10T13:10:55Z-
dc.date.issued2022-08-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16019-
dc.description.abstractThe present dissertation was developed within the scope of the Professional Master's in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). School and the access and permanence of students residing in rural areas in schools that offer full-time education. The research used the management case study as a methodology, in which we analyzed data that demonstrate the absence of enrollments of students residing in rural areas in schools that offer full-time education where school transport is offered in a single shift, morning or afternoon. The research question of this dissertation emerged from the first stage of the case study: the access and permanence of students residing in rural areas in full-time education. To answer it, the general objective was defined: to investigate the relationship between school transport and the access of students living in rural areas to full-time education offered by public schools of the state education network located in the municipality of Carmo do Paranaíba / MG, under the jurisdiction of the SEE/Regional Superintendence of Patos de Minas. To achieve this general objective, we set specific objectives: a) to identify and analyze the investments of public resources destined to school transport; b) know the social demands for school transport and identify whether the resources destined to transport students are sufficient to meet this demand; c) analyze the impact of transport on the implementation of educational projects and programs aimed at improving the quality of public education; d) investigate whether school transport influences students' access to full-time education; e) propose an Action Plan for the problems diagnosed in carrying out this research. This is a qualitative research, with contribution to the analysis and systematization of quantitative data, document analysis, literature review in the area and semi-structured interviews with educational managers from the public network studied. It is expected to contribute to the proposition of an Educational Action Plan that can improve the way students remain in schools.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), tem como objetivo analisar os problemas na gestão do transporte escolar que prejudicam a oferta da educação em tempo integral pelas escolas da rede estadual de ensino aos alunos que residem na zona rural do município do Carmo do Paranaíba - MG. A pesquisa utilizou como metodologia o estudo de caso de gestão, no qual analisamos dados que demonstram a ausência de matrículas dos alunos que residem na zona rural nas escolas atendidas pelo transporte escolar somente em um único turno: matutino ou vespertino. Da primeira etapa do estudo de caso emergiu a questão de pesquisa desta dissertação: o acesso e permanência dos alunos que residem na zona rural na educação em tempo integral. Para respondê-la foi definido como objetivo geral: investigar a relação entre o transporte escolar e o acesso dos alunos que residem na zona rural na educação em tempo integral ofertada pelas escolas públicas da rede estadual de ensino situado no município do Carmo do Paranaíba/MG que implementaram o sistema de educação integral. Para alcançar este objetivo geral traçamos objetivos específicos: a) identificar e analisar os investimentos de recursos públicos destinados ao transporte escolar; b) conhecer as demandas sociais para o transporte escolar e identificar se os recursos destinados a transportar os alunos são suficientes para atender esta demanda; c) analisar o impacto do transporte na implementação de projetos e programas educacionais que visam a melhoria da qualidade da educação pública; d) investigar se o transporte escolar influencia no acesso dos alunos na educação em tempo integral; e) propor um Plano de Ação para os problemas diagnosticados na realização desta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aporte na análise e sistematização de dados quantitativos, na análise documental, na revisão de literatura da área e nas entrevistas semiestruturadas com gestores educacionais da rede pública estudada. Há expectativa de contribuir com a proposição de um Plano de Ação Educacional que possa melhorar o modo como os alunos permanecem nas escolas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTransporte escolarpt_BR
dc.subjectUniversalização do ensinopt_BR
dc.subjectPermanência na escolapt_BR
dc.subjectQualidade do ensinopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool buspt_BR
dc.subjectUniversalization of educationpt_BR
dc.subjectStay in schoolpt_BR
dc.subjectTeaching qualitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTransporte escolar: acesso e permanência dos alunos de escolas rurais e de tempo integral em Carmo do Paranaíba/MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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