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dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6pt_BR
dc.contributor.referee1Sales, Shirlei Rezende-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760343D8pt_BR
dc.contributor.referee2Condé, Eduardo Salomão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784127Y0pt_BR
dc.creatorOliveira, Tiago Fávero de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238787D6pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-01T19:17:45Z-
dc.date.available2016-05-19-
dc.date.available2016-07-01T19:17:45Z-
dc.date.issued2012-07-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1596-
dc.description.abstractThe present work entitled “The implementation of the curricular reform of high school education in Brazil, the LDB Enem – the case of a stat school in Juiz de Fora – MG” was developed in the Professional Postgraduate Program in Management and Evaluation of Public Education – CAED / UFJF in order to obtain a master degree. It aimed to analyze how is the process of implementing the Guidelines for National Curriculum for High School – PCNEM (main text of the curriculum reform in Brazil for this type of education) in the reality of a state school in Juiz de Fora – MG. In the work it was described the specific case of the school analyzed, relating its reality with the propositions of official documents on High School Education. This work was based on research of Ball (2001, 2006) with regard to curriculum policy and also in general reflections on the problem of the curriculum worked by Lopes (2006). Besides that it was used Abramovay (2003) researches with respect to the acceptance of curriculum reform in Brazil and also the works of Lück (2009) and Wallace Foundation (2010) regarding to issues related to school management. Obviously, the official texts of the Ministry of Education were also used as references. It stands out in this work the development of an Education Action Plan which includes the production of guidelines for school management, steps to update the school’s educational project and a guide summarizing the main theses of the Brazilian reform. All these actions were presented focusing on the role of the school manager as protagonist of the implementation process of reform.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, intitulado “A implementação da reforma curricular do Ensino Médio no Brasil, da LDB ao Enem – o caso de uma escola estadual em Juiz de Fora – MG”, foi desenvolvido no Programa de Pós Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do CAEd/UFJF para obtenção do título de mestre. Teve como objetivo analisar como se dá o processo de implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCNEM (texto principal da reforma curricular brasileira para esta modalidade de ensino) na realidade de uma escola estadual de Juiz de Fora – MG. No trabalho, foi descrito o caso específico da escola analisada, relacionando esta realidade com as proposições dos documentos oficiais sobre o Ensino Médio. A realização deste trabalho foi fundamentada nas pesquisas de Ball (2001; 2006) no que diz respeito às políticas curriculares e também nas reflexões gerais sobre o problema do currículo trabalhadas por Lopes (2006). Além disso, foram utilizadas as pesquisas de Abramovay (2003) no que tange à recepção da reforma curricular no Brasil e também os trabalhos de Lück (2009) e Wallace Foundation (2010) a respeito das questões relacionadas à gestão escolar. Obviamente, os textos oficiais do Ministério da Educação foram também utilizados como referências fundamentais. Destaca-se no trabalho o desenvolvimento de um Plano de Ação Educacional que compreende a produção de orientações para a gestão escolar, passos para a atualização do Projeto Pedagógico da escola, além de um roteiro que sintetiza as principais teses da reforma brasileira. Todas estas ações foram apresentadas tendo como foco a atuação do gestor escolar como protagonista do processo de implementação da reforma.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectReforma curricularpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subjectCurricular reformpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA implementação da reforma curricular do ensino médio no Brasil, da LDB ao ENEM – o caso de uma escola estadual em Juiz de Fora / MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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