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dc.contributor.advisor1Tavares Júnior, Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763678U6pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sanabio, Marcos Tanure-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767790E3pt_BR
dc.contributor.referee1Abrantes, Luiz Antonio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762361A7pt_BR
dc.contributor.referee2David, Marcus Vinicius-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721788A7pt_BR
dc.creatorBaptista, André de Lima Xandó-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701194D7pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-01T19:11:37Z-
dc.date.available2016-05-19-
dc.date.available2016-07-01T19:11:37Z-
dc.date.issued2012-09-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1592-
dc.description.abstractThe Federal Institutions of Higher Education (IFES) were sued by the Federal Government from the Law No. 11091 of 12 January 2005, to create guidelines for instituting a new system of performance evaluation to their servers, structuring it as one of assumptions of the Plan Careers in Technical-Administrative Offices Education of Federal Universities. The objectives of this performance evaluation was to promote the improvement of qualification of public services, subsidizing political people management institutions, especially regarding the training, development and career in office, remuneration and movement of people. However, not all IFES appropriated this tool properly and, instead of incorporating the instrument, combining their management systems and institutional development plans, many now use it so bureaucratic, sometimes being corporatist, sometimes using only punish servers, without the effective instrument to bring the desired return. This paper investigates the processes of evaluating the performance of technical and administrative staff in education and analyzes the impacts of this legislation on HR policies developed by universities and their influence on the entire educational process. We investigated the evaluation instruments and the internal regulations of a sample of 18 federal universities, if the assessment methods used are correlated to management systems and Institutional Development Plans of these organizations, or exist only to meet legislation. It is proposed at the end of the work a set of actions aimed at making the process of performance evaluation instrument that brings an effective return on the servers of commitment to the goals of academic and administrative units and improvement of institutional processes.pt_BR
dc.description.resumoAs Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) foram demandadas pelo Governo Federal a partir da Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, a criar diretrizes para instituir uma nova sistemática de avaliação de desempenho para seus servidores, estruturando-a como uma das premissas do Plano de Carreiras dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Federais. Os objetivos dessa avaliação de desempenho consistiam em promover a melhoria da qualificação dos serviços públicos, subsidiar a política de gestão de pessoas das instituições, principalmente quanto à capacitação, desenvolvimento no cargo e carreira, remuneração e movimentação de pessoas. No entanto, nem todas as IFES se apropriaram dessa ferramenta de maneira adequada e, ao invés de incorporarem o instrumento, associando aos seus sistemas de gestão e aos planos de desenvolvimento institucionais, muitas passaram a utilizá-la de maneira burocrática, ora sendo corporativista, ora utilizando somente para punir servidores, sem que o instrumento trouxesse o retorno efetivo desejado. O presente trabalho investiga os processos de avaliação de desempenho de servidores técnico-administrativos em educação e analisa os impactos dessa regulamentação nas políticas de Recursos Humanos desenvolvidas pelas universidades e seu reflexo em todo o processo educacional. Foi investigado nos instrumentos avaliativos e nas regulamentações internas de uma amostra de 18 universidades federais, se os métodos de avaliação utilizados estão correlacionados aos sistemas de gestão e aos Planos de Desenvolvimento Institucionais dessas organizações, ou se existem somente para atender a legislação. Propõe-se ao final do trabalho um conjunto de ações que visam tornar o procedimento de avaliação de desempenho um instrumento que traga um retorno efetivo quanto ao comprometimento dos servidores aos objetivos das unidades acadêmicas e administrativas e a melhoria dos processos institucionais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectGestão de recursos humanospt_BR
dc.subjectInstituições federais de ensino superiorpt_BR
dc.subjectPerformance evaluationpt_BR
dc.subjectHuman resource managementpt_BR
dc.subjectThe federal institutions of higher educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAvaliação de desempenho de técnicos administrativos em educação no âmbito de uma Instituição Federal de Ensino Superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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