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dc.contributor.advisor1Pires, Frederico Pieper-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Edson Fernando de-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Elisa-
dc.contributor.referee2Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Carlos Frederico Barboza de-
dc.contributor.referee3Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee4Renders, Helmut-
dc.contributor.referee4Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSouza, Elainy Fátima de-
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-20T13:33:12Z-
dc.date.available2023-09-20-
dc.date.available2023-09-20T13:33:12Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15925-
dc.description.abstractThis thesis investigates the spiritual itineraries of the protagonists of the films The Last Temptation of Christ (1988) and Silence (2016) by filmmaker Martin Scorsese, tracing the path taken by Scorsese in these works and prioritizing the spiritual search of the protagonists and the director in this process. This is based on their existential experiences, such as family, New York City, the mafia, violence, and a punitive conception of religion. In view of this, the present study aims to analyze the path taken by the director through his cinematographic production. For this reason, the work emphasizes the images of the two films, in which the main characteristics of the characters and the whole panorama experienced in the fiction are expressed. Using as a film analysis tool, Melanie Wright's methodology (2007). Also, the description of crucial scenes in which the atmosphere of the plot is captured. It is important to emphasize that the analyses adopt the point of view of the protagonists, Jesus and Father Rodrigues, respectively, and do not prioritize the issues surrounding the narratives. Such as, for example, the perspective of the disciples (The Last Temptation of Christ) and Buddhism and Catholicism (Silence). For the present approach, some reflections of the theologian Paul Tillich will be adopted, aiming to use as a methodological model some of his texts that address the dynamics of faith, the courage to be, and art in Tillich. From this background, the proposal highlights the singularities related to the issues of faith and doubt articulated in the two films mentioned. The thesis defended is that, from an understanding of religion as a spiritual quest, Scorsese understands faith and doubt as complementary dimensions of the spiritual itinerary of the protagonists in the films analyzed. It can be deduced that the perception of cinema is broadened through the study of art in religion.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese investiga os itinerários espirituais dos protagonistas dos filmes A última tentação de Cristo (1988) e Silêncio (2016), do cineasta Martin Scorsese, traçando o caminho percorrido por Scorsese nessas obras, priorizando a busca espiritual dos protagonistas e do diretor neste processo. Este, parte de suas experiências existenciais, tais como a família, a cidade de Nova Iorque, a máfia/violência e a religião/ concepção punitiva de religião. Em função disso, o presente estudo teve como objetivo analisar o percurso realizado pelo diretor, por meio da sua produção cinematográfica. Por esse motivo, o trabalho dá um destaque especial às imagens, das duas películas, em que se expressam as principais características das personagens e todo o panorama vivenciado nas ficções. Utilizando-se como ferramenta de análise do cinema, a metodologia de Melanie Wright (2007). Outrossim, a descrição de cenas cruciais em que se capta a atmosfera do enredo. É importante ressaltar que as análises adotam o ponto de vista dos protagonistas, Jesus e padre Rodrigues, respectivamente, e não priorizam as questões que circundam as narrativas, como, por exemplo, a perspectiva dos discípulos (A última tentação de Cristo); e, o budismo e catolicismo (Silêncio). Para a presente abordagem serão adotadas algumas reflexões do teólogo Paul Tillich, visando como modelo metodológico alguns de seus textos que abordam a dinâmica da fé, a coragem de ser e a arte em Tillich. A partir desse pano de fundo, a proposta é evidenciar as singularidades relacionadas às questões da fé e da dúvida articuladas nos dois filmes mencionados. A tese defendida é a de que, a partir de uma compreensão de religião como busca espiritual, Scorsese entende a fé e a dúvida como dimensões complementares do itinerário espiritual dos protagonistas nos filmes analisados. Pode-se se deduzir que a percepção de cinema é ampliada por meio do estudo da arte na religião.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBusca espiritualpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectSpiritual searchpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleReligião enquanto busca espiritual no cinema de Martin Scorsese. Explorando itinerários religiosos nos filmes A última tentação de Cristo e Silênciopt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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